Procurar no portal

Hospital Universitário participa do movimento Julho Amarelo, sobre hepatites virais

Imagem: Fita amarela simbolizando a campanha do Ministério da SaúdeCerca de 1% da população cearense tem hepatite B e outro 1% tem hepatite C. E menos de 10% desses casos estão diagnosticados. Só no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, há 271 pacientes sendo tratados com medicamentos contra essas doenças. Razões mais do que suficientes para o Hospital "abraçar" o movimento Julho Amarelo, adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais.

Para começar, durante todo o mês de julho, o HUWC vai iluminar sua principal fachada com a luz amarela. Além disso, residentes, alunos de Medicina e Enfermagem, médicos e enfermeiras dos serviços de Gastroenterologia e de Transplante de Fígado do HUWC vão participar e apoiar as atividades previstas para o mês. A programação é intensa e começou no último sábado (2), na edição do projeto Ação Verdes Mares no bairro Vicente Pinzón (Morro Santa Terezinha).

Das 8h às 12h, foram oferecidos teste rápido para hepatites B e C; vacinação contra a hepatite B; aconselhamento nutricional, com avaliação de peso e circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corporal (IMC); triagem para esteatose hepática (gordura no fígado); e sensibilização sobre a importância da doação de órgãos, como o fígado.

Se não tratadas corretamente, as hepatites virais podem evoluir para cirrose ou câncer, sendo, em muitos casos, o transplante hepático a única solução de garantir a sobrevida do paciente. Nesse contexto, o Ceará, além de ser referência em transplante de fígado, destaca-se como o segundo do Nordeste em número de pacientes tratados e está entre os cinco estados do Brasil com usuários com acesso a medicamentos contra as hepatites.

PALESTRA – No dia 8 de julho, o médico Estêvão Portela, infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai ministrar a palestra "Resistência ao Vírus C" para especialistas, residentes e demais profissionais de saúde. O evento será realizado no auditório do Hospital São José (Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia), a partir das 12h. No dia 15 de julho, das 8h às 17h, será a vez de os moradores e funcionários do Lar Torres de Melo terem a oportunidade de realizar teste rápido para as hepatites B e C, além de receberem vacina contra a hepatite B.

Mais informações sobre o movimento Julho Amarelo no Ceará estão no site do HUWC, onde também é possível acessar a programação completa da iniciativa.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300