Embaixador da Austrália visita laboratório do Labomar e sinaliza com parceria

Imagem: O embaixador John Richardson diz que parceria para desenvolvimento da produtividade da pesca seria positiva para Austrália e Brasil (Fotos: Jr Panela/UFC)O embaixador da Austrália no Brasil, John Richardson, visitou, na tarde dessa quinta-feira (7), o Centro de Estudos em Aquicultura Costeira (CEAC) do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC. Na ocasião, o diplomata indicou para o estreitamento das relações já existentes entre o Labomar e universidades australianas, como a James Cook.

O embaixador Richardson assistiu a uma exposição, por meio de slides, sobre o Laboratório e percorreu suas dependências, acompanhado do Prof. Alberto Pinto Nunes, chefe do Lanoa; da Profª Ozilea Menezes, diretora do Labomar; do Prof. Manuel Furtado, atual pró-reitor de Assuntos Estudantis e ex-diretor do Labomar; do Prof. Rodrigo Maggioni; e do Prof. José Soares de Andrade Júnior, titular da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC.

Veja mais fotos da visita no Flickr da UFC

Para John Richardson, uma parceria entre a Austrália e o Brasil no campo do desenvolvimento da produtividade da pesca seria relevante para os dois países. Ele observou que pesquisas na área de produtos alimentícios são muito importantes quando se sabe que, dentro de 20 anos, um grande problema para todo o mundo será como alimentar a população. O embaixador também afirmou que, além da questão alimentar, na parceria deve ser levada em conta a preservação do meio ambiente.

Imagem: Da esquerda para direita: Professores José Soares e Alberto Nunes, Embaixador Richardson, Profª Ozilea, Pró-Reitor Manuel Furtado, Ricardo Camurça e Prof. Rodrigo Maggioni (Foto: Jr. Panela/UFC)De maneira não formalizada, por iniciativa do Prof. Alberto Nunes, existe um intercâmbio entre o Labomar e a Universidade James Cook, no nordeste da Austrália, onde o pesquisador Ricardo Camurça Correia Pinto passou o ano de 2015 cumprindo programação de seu doutorado sanduíche. Lá, aprofundou as pesquisas sobre a espécie barramundi, semelhante ao robalo brasileiro. Também para a James Cook deverá ir o Prof. Rodrigo Maggioni fazer pós-doutorado na área de genética de animais marinhos.

Fonte: Profª Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Labomar – fone: 85 3366 7000