Matrícula de alunos veteranos ocorre até 29 de julho; confira o cronograma

Imagem: A matrícula curricular é feita pelo SIGAA ou nas coordenações de cursos (Foto: Ribamar Neto/UFC)O semestre letivo 2016.2 na Universidade Federal do Ceará tem início no dia 16 de agosto. Antes disso, os estudantes veteranos devem estar atentos ao cronograma de matrícula, a fim de assegurar vagas e planejar suas atividades acadêmicas.

A matrícula curricular ocorre de 27 a 29 de julho, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e nas coordenações de curso.

Alguns componentes curriculares já podem ser visualizados no SIGAA. Acesse "Consultar turma", altere o ano-período para "2016.2" e escolha unidade acadêmica e curso. A publicação de todas as turmas deve ocorrer até esta segunda-feira (25).

O aluno terá prioridade nas turmas cujas vagas forem reservadas para seu curso – por isso, recomenda-se que solicite matrícula para essas turmas. Vagas reservadas para o curso e não ocupadas durante a matrícula curricular são disponibilizadas, ainda nesta fase, para outros alunos.

Estudantes que tiveram seu pedido de reabertura de matrícula deferido deverão fazer sua matrícula neste mesmo período, bem como os aprovados no processo seletivo de transferência de outras instituições.

O ajuste de matrícula acontece nos dias 4 e 5 de agosto, através do SIGAA ou nas coordenações de curso. Esse período tem como objetivo permitir que o aluno solicite alterações (tanto inclusões quanto exclusões) de matrículas em componentes curriculares, por eventuais necessidades de adaptação. A oferta de vagas é reduzida, uma vez que a maioria é ocupada na matrícula curricular.

É importante lembrar que o aluno que não solicita matrícula durante o período de matrícula curricular se abstém de concorrer às vagas reservadas para seu curso, perdendo a prioridade. Isso ocorre porque, no ajuste de matrícula, as vagas reservadas são disponibilizadas para outros alunos de cursos sem reservas e definidas pelo IRA (Índice de Rendimento do Aluno) Geral.

"O ajuste não deve ser visto como uma prorrogação do período de matrícula regular, devendo ser usado em eventuais necessidades de adaptação. Por exemplo, quando um aluno tem matrícula indeferida em determinada turma e deseja buscar outras turmas da mesma disciplina para tentar uma vaga nova", explica o Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques.

Assim como acontece na matrícula curricular, no ajuste é necessário aguardar o processamento das solicitações de matrícula pelo SIGAA.

TEMPO REAL – Já a matrícula em tempo real, nos dias 11 e 12 de agosto, é feita exclusivamente pela Internet e não passa por processamento. Os candidatos conseguem visualizar as vagas existentes no SIGAA e podem se matricular diretamente, sendo atendidos por ordem de registro no sistema. Com exceção das vagas de ingressantes e das privativas das coordenações de curso, todas as demais são disponibilizadas para alunos aptos a ocupá-las, independentemente de reservas.

Nesta etapa só é permitido ao aluno acrescentar matrículas, não sendo possível remover matrículas confirmadas anteriormente.

MATRÍCULA INSTITUCIONAL – Para os alunos que pretendem manter o vínculo de discente ativo com a Instituição, mas sem estar matriculado em componentes curriculares, há a opção da matrícula institucional, que ocorre entre os dias 27 e 29 de julho.

A matrícula deve ser solicitada pelo próprio aluno através do SIGAA, e não passa por análise da coordenação do curso. No entanto, o aluno deve estar atento aos limites de matrículas institucionais e trancamentos totais permitidos – que, somados, não podem ultrapassar quatro semestres letivos.

Leia mais: Orientações de matrícula para estudantes em mobilidade

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da Prograd/UFC – fone: 85 3366 9036