Missa de sétimo dia do Prof. Adauto Fonteles será nesta segunda-feira (1º)

Imagem: Prof. Adauto Fonteles era referência nacional na área de produção pesqueira (Foto: www.marsemfim.com.br)A Universidade Federal do Ceará comunica que a missa de sétimo dia de falecimento do Prof. Antônio Adauto Fonteles Filho, docente aposentado do Departamento de Engenharia de Pesca, será realizada nesta segunda-feira (1º), às 19h, na Igreja das Irmãs Missionárias (Av. Rui Barbosa, 1246, próximo à Av. Santos Dumont, Aldeota).

Referência na área de produção pesqueira do Ceará, com ênfase na pesca da lagosta e do pargo, o Prof. Adauto faleceu no último sábado (23). Formado em Agronomia, ingressou no Instituto de Ciências do Mar (Labomar) como estagiário e, em julho de 1968, foi admitido na instituição no cargo de auxiliar de pesquisa, transformado em auxiliar de ensino, a partir de 1970, como resultado da Reforma Universitária de 1968. Obteve o título de Ph.D. em Dinâmica de Recursos Pesqueiros (University of East Anglia) em 1976. No mesmo ano, de volta à UFC, fez concurso público para professor adjunto e depois para professor titular da Instituição.

Lecionou no Departamento de Engenharia de Pesca até julho de 1995, e coordenou a Divisão de Pesca do Labomar de 1980 a 1994. Mesmo depois de aposentado, continuou em atividade nos programas de pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais, Desenvolvimento e Meio Ambiente e Engenharia de Pesca. Orientou 42 monografias de graduação, 15 dissertações de mestrado e seis teses de doutorado. Publicou 85 artigos e seu livro Oceanografia, biologia e dinâmica populacional de recursos pesqueiros (2011) é referência nacional na área. No dia 15 de dezembro de 2014, o Conselho Universitário aprovou a concessão do Título de Professor Emérito da UFC a Antônio Adauto Fonteles Filho.

A UFC se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331