Trajetória na pesquisa é tema de palestra hoje (29) do Prof. Manassés Fonteles

Imagem: Prof. Manassés Claudino Fonteles (Foto: Jr. Panela/UFC)Será realizada nesta sexta-feira (29), às 14h, a palestra gratuita "50 anos de pesquisa: caminhos da iniciação científica às academias – reflexões de um cientista", a ser proferida pelo Prof. Manassés Claudino Fonteles. A exposição acontecerá no auditório do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), do Campus do Porangabuçu, e marca o encerramento do XIV Curso de Iniciação Científica em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

O Prof. Manassés Claudino Fonteles possui graduação em Medicina pela UFC (1967), doutorado em Farmacologia pelo Medical College of Georgia (1974) e pós-doutorado pela University of Rochester (1979-80), ambos nos Estados Unidos. Atualmente é professor titular e emérito da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Clinical Professor da University of Virginia e professor titular e emérito da UFC. Fonteles também exerceu o cargo de Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em 2009, tomou posse na Academia Nacional de Medicina. O Prof. Manassés é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nível 1A, e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

O Curso de Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica é um evento gratuito de difusão científica destinado a alunos de graduação da área biomédica das universidades públicas do Norte e Nordeste. "O intuito é despertar o interesse em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica e identificar eventuais jovens talentos", explica o Prof. Roberto César, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC.

Fonte: Prof. Roberto César, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC – fone: 85 3366 8585