Pesquisa da UFC ganha prêmio de Melhor Dissertação em Infraestrutura de Transportes

Imagem: Profª Liedi Bernucci, da Poli/USP; Profª Verônica Castelo Branco, da UFC; e David Díaz Almazán, da Arteris (Foto:Divulgação)Trabalho do estudante Reuber Arrais Freire, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (Petran) da Universidade Federal do Ceará, ganhou o Prêmio da Cátedra Abertis-USP de Gestão de Infraestrutura de Transportes, na categoria Melhor Dissertação de Mestrado em 2015.

A entrega do prêmio foi realizada no início de julho, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Reuber Freire atualmente cursa doutorado em Lyon (França).

Orientado pela Profª Verônica Teixeira Castelo Branco, do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC, o trabalho tem como título Evaluation of the coarse aggregate influence in the fatigue damage using fine aggregate matrices with different maximum nominal sizes (Avaliação da Influência do Agregado Graúdo no Dano por Fadiga a partir da Utilização de Matrizes de Agregados Finos com Diferentes Tamanhos Máximos Nominais). O estudo inovou na caracterização do dano por fadiga em misturas asfálticas.

Segundo a Profª Verônica Castelo Branco, essa linha de pesquisa foi iniciada em 2004, durante seu doutorado na Texas A&M University, e hoje pode ser considerada forte e amadurecida. "A problemática do dano por fadiga é, em todo o mundo, um dos mecanismos que mais atingem os pavimentos asfálticos, contribuindo para sua deterioração precoce", explica. "O uso de técnicas laboratoriais em escala reduzida, ainda em fase de projeto, pode contribuir para a escolha mais adequada de materiais, considerando as condições de tráfego e clima e otimizando o projeto e a gerência de nossas rodovias", complementa.

O PRÊMIO – Em sua primeira edição, concorreram ao prêmio 32 pesquisas realizadas por estudantes universitários, em âmbito nacional. A melhor tese de doutorado recebeu 10 mil euros e a melhor dissertação de mestrado, 4 mil euros. Com o resultado, o trabalho do Petran participará agora do Prêmio Internacional Abertis de Gestão de Infraestruturas de Transportes, que será entregue em outubro.

A cátedra foi instituída na Escola Politécnica da USP a partir de uma parceria com a Arteris, companhia do setor de concessões rodoviárias do Brasil. Uma das principais acionistas da Arteris, a Abertis, possui cátedras semelhantes em universidades da Espanha, França, Porto Rico e Chile.

Fonte: Profª Verônica T. F. Castelo Branco, do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC – fone: 85 3366 9488