Diplomação de indígenas e defesa da universidade pública também dão o tom em noite de colação

Imagem: Caciques e pajés de cada povo indígena presente integraram o cortejo que se deslocou do Salão Nobre da Reitoria até a Concha Acústica (Foto: Jr. Panela/UFC)A solenidade de colação de grau da Universidade Federal do Ceará, na noite dessa segunda-feira (1º), fugiu ao protocolo que rege a cerimônia por causa dos 74 estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena das Etnias Pitaguary, Tapeba, Kanindé de Aratuba, Jenipapo-Kanindé e Anacé (LII Pitakajá), cujos caciques e pajés de cada um desses povos integraram o cortejo que se deslocou do Salão Nobre da Reitoria até a Concha Acústica, juntamente com as autoridades acadêmicas e demais representantes da sociedade civil.

Ao cerimonial foi acrescida, também, a fala da índia cacique Pequena, que se disse orgulhosa por presenciar a formatura dos indígenas, a quem pediu que "continuassem estudando" e chamou para dançar o toré "para festejar o momento".

O Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor no exercício da Reitoria, fez uma conclamação aos Imagem: O Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor no exercício da Reitoria, fez uma conclamação aos formandos (Foto: Jr. Panela/UFC)formandos. Pediu que cultivassem, ao longo da vida profissional, a vinculação com a UFC, participando da construção "desta grande Universidade que precisa da defesa de todos nós". Afirmou ainda que todos se dedicam à "permanente defesa do status de universidade pública e de sua autonomia; ao exercício da convivência democrática e do respeito ao pluralismo das ideais, à liberdade acadêmica, aos valores humanistas da solidariedade, do respeito aos direitos humanos e à natureza, e do reconhecimento das diferenças, sempre orientados para a construção da cidadania e de uma cultura de paz".

Veja outras imagens da colação de grau no Flickr da UFC

CONQUISTA DE TODOS – "JamaImagem: Índia cacique Pequena disse estar orgulhosa por presenciar a formatura dos indígenas (Foto:  Jr. Panela/UFC)is se esqueçam de que a universidade pública gratuita é uma conquista de toda a sociedade", enfatizou a Profª Sandra Tedde Santaella, do Curso de Oceanografia, ao discursar em nome do corpo docente. E acrescentou: "Vocês tiveram a oportunidade de estar aqui e de conseguir essa bela vitória, porque ao longo da história muitos outros lutaram e seguem lutando por uma educação de qualidade. Por isso, além de uma vitória de vocês, esse momento é fruto de uma conquista social, coletiva", complementou.

Sandra Tedde disse ainda que "cada um precisa enxergar sua profissão como uma forma de contribuir para que a sociedade brasileira se torne mais justa, especialmente para com aqueles mais necessitados, que direta ou indiretamente contribuíram para essa conquista de vocês".

Ao parabenizar os pais dos concludentes, a oradora afirmou que todos – "vendo suas crianças, hoje adultos, prontos para assumir nova postura na vida" – são vencedores e que os filhos serão eternamente gratos pelo que fizeram por eles.

DÁDIVA – Abrindo o pronunciamento com a definição da palavra "diploma", que tem origem grega e significa "permissão, licença", Camila NottinghaImagem: Camila Nottingham de Lima, graduanda de Odontologia, escolhida para falar em nome de todos os formandos (Foto: Jr. Panela/UFC)m de Lima, graduanda de Odontologia escolhida para falar em nome de todos os formandos, afirmou que o percurso feito na Universidade passou por estágios, "como euforia, cansaço, revolta, esperança, e chegou à maturidade". Admitiu ser uma dádiva ingressar e concluir o curso na UFC, reconhecendo não ter conseguido sozinha, e sim com o apoio dos pais, da família, dos amigos, do namorado que, como disse, "fizeram o curso comigo". Saudou os colegas concludentes, fazendo questão de citar todos os cursos e faculdades, e afirmou sentir orgulho por fazer parte da formatura dos estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena.

GRADUADOS – Receberam o diploma de formados pela UFC na noite de segunda-feira (1º) alunos de 25 graduações da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da Faculdade de Medicina (Famed), do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual).

Hoje (2), serão graduados 386 alunos de 33 cursos do Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia. Amanhã (3) colarão grau 498 alunos de 14 cursos do Centro de Humanidades, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Faculdade de Educação (Faced) e da Faculdade de Direito.

Os 34 concludentes dos três cursos do Campus do Quixadá colarão grau sexta-feira (5). Em todo o ciclo, serão diplomados 1.475 estudantes de 72 graduações, entre bacharelados e licenciaturas.

Leia mais: Diversidade étnica e espírito coletivo marcam 1º dia de colação em Fortaleza

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938