CEPE aprova adesão a Mestrado Profissional de Sociologia em rede, com início em 2017

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou, no dia 12, a adesão da Universidade Federal do Ceará ao Curso de Mestrado Profissional em Sociologia (ProfSocio), a ser ofertado em rede nacional. A pós-graduação será coordenada pela Fundação Joaquim Nabuco e terá a UFC como um dos seus 13 polos regionais.

O curso deverá oferecer 200 vagas, a serem preenchidas em seleção nacional, distribuídas nas várias instituições federais de ensino superior que aderiram à rede. Na UFC, a expectativa é de que sejam ofertadas até 15 vagas, com início de atividades em 2017.1 e seleção em 2016.2.

O programa será coordenado pelo Prof. Irapuan Peixoto de Lima Filho, do Departamento de Ciências Sociais, e contará com a participação de nove docentes do mesmo departamento. A adesão da UFC não implicará contratação de professores ou técnico-administrativos.

O ProfSocio integra uma política nacional de formação de professores da educação básica, conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e voltada especialmente para a rede pública de ensino. Desde 2008 a Sociologia é disciplina obrigatória no ensino médio do País. Boa parte dos professores, no entanto, não tem formação específica na área.

A UFC já participa de cinco programas nessa linha, em rede: Artes, Ciências e Matemática, Física, Letras, e Matemática, além de já ter aprovado a adesão ao Curso de Mestrado Profissional em Filosofia, com início também em 2017.

Fonte: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFC – fone: 85 3366 7340