Diabetes é tema do Dia do Nutricionista no Hospital Universitário; inscrições estão abertas

Imagem: O número de diabéticos está aumentando em virtude de diversos fatores, como envelhecimento da população, sedentarismo e obesidade (Foto: Agência Brasil)Em 2013, a Pesquisa Nacional de Saúde estimou que, no Brasil, 9,1 milhões de pessoas com 18 anos ou mais de idade foram diagnosticadas com diabetes. Segundo o Ministério da Saúde, no Ceará, no período de 1997 a 2011, a taxa de óbitos por diabetes aumentou em 56%. Diante desse cenário, a discussão em torno da doença é urgente.

Por essa razão, o Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, realiza, no dia 2 de setembro, o Dia do Nutricionista, com o tema "Abordagem Nutricional no Diabetes". Estudantes, nutricionistas e demais profissionais de saúde, pacientes e colaboradores do Complexo Hospitalar da UFC e quem mais se interessar pelo tema estão convidados a uma manhã produtiva em torno do diabetes.

Estão programadas as seguintes palestras: "Diabetes Mellitus tipo 1 e contagem de carboidratos", "Diabetes Gestacional" e "Novas recomendações nutricionais no Diabetes Mellitus". O evento será na Sala C da Biblioteca da Faculdade de Medicina, no Campus de Porangabuçu, das 8h às 12h.

As inscrições estão abertas, devendo os interessados enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com dados pessoais e local onde trabalha/estuda. No dia do evento, é importante também levar um pacote ou uma lata de leite de 400g. As doações serão entregues à instituição Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (Gapo).

SAIBA MAIS – O número de diabéticos está aumentando em virtude de diversos fatores, como envelhecimento da população, sedentarismo e obesidade. A rotina agitada geralmente faz com que as pessoas não pratiquem exercícios físicos e não se alimentem da forma correta, optando por alimentos industrializados e congelados, que possuem mais calorias, sódio (sal) e açúcar.

Entretanto, quem pensa que o açúcar e os doces são os únicos vilões está enganado. O excesso de massas como arroz, macarrão, pão, bolachas e salgados também influenciam no desenvolvimento do diabetes.

Os nutricionistas recomendam uma alimentação saudável, composta principalmente por alimentos integrais, frutas e verduras, que são ricos em fibras e auxiliam no controle da glicemia no sangue. E citam como fontes desse nutriente aveia, linhaça e chia. As fontes das chamadas gorduras "boas", como castanhas de caju e azeite de oliva, também podem compor a alimentação dos diabéticos.

A alimentação faz parte da prevenção e do controle do diabetes, atuando como peça fundamental para promover qualidade de vida, bem-estar físico e emocional.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: 85 3366 8183