Inscrições de trabalhos para os Encontros Universitários 2016 encerram a partir do dia 16

Imagem: Os trabalhos são apresentados no Centro de Convivência do Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)A coordenação dos Encontros Universitários 2016 divulgou, no dia 22 de agosto, os editais dos eventos deste ano, que acontece, em Fortaleza, de 23 a 25 de novembro, no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e no prédio do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no mesmo campus.

Com prazos distintos (16 ou 21 de setembro), é possível inscrever resumos e trabalhos, exclusivamente pelo site dos EU, no XXXV Encontro de Iniciação Científica e no IX Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação, organizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG); no XXV Encontro de Extensão, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Prex); no IX Encontro de Experiências Estudantis, organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE); no III Encontro de Cultura Artística, pela Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte); no XXV Encontro de Iniciação à Docência, VI Encontro de Monitoria de Projetos de Graduação, III Encontro de Programas de Educação Tutorial e II Encontro de Tecnodocência (UFC Virtual), pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); no VIII Encontro de Docência no Ensino Superior e VIII Encontro de Aprendizagem Cooperativa, organizados pela Escola de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), bem como no I Encontro de Iniciação Acadêmica, evento também organizado pela PRAE que estreia em 2016.

Este ano, o próprio aluno fará a inscrição do resumo ou trabalho, e não mais o seu professor/orientador. Imagem: Os trabalhos são apresentados no Centro de Convivência do Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)Outra novidade dos EU 2016 é a ampliação do horário de apresentação de trabalhos para o turno da noite, de forma que alunos de cursos noturnos que trabalham durante o dia possam apresentar os resultados de sua bolsa sem prejuízos.

Além disso, as apresentações acontecerão em blocos de até duas horas de duração: 8h às 9h50min, 10h às 11h50min, 14h às 15h50min, 16h às 17h50min e 18h às 20h. Ou seja, o aluno precisará estar presente somente durante o bloco em que esteja agendada a sua apresentação.

CULTURA – Na área cultural, que a cada ano ganha mais espaço na programação dos Encontros Universitários, a terceira edição da Mostra ICA, resultado dos trabalhos artísticos desenvolvidos por alunos e docentes daquela unidade acadêmica, será apresentada, pela primeira vez, durante os EU, inclusive com programação à noite. Além disso, o Festival UFC de Cultura também será realizado no mesmo período, de 23 a 25 de novembro.

ORIENTAÇÕES – A organização lembra que, especificamente no caso do XXV Encontro de Extensão, os bolsistas que pretendem concorrer à premiação terão que submeter os artigos completos, bem como entregar a cópia impressa do trabalho na PREX, até as 16h do dia 30 de setembro. Acesse mais informações no edital do evento.

Já com relação ao III Encontro de Cultura Artística, os bolsistas do Programa de Promoção da Cultura Artística poderão escolher entre apresentar o trabalho em forma de Pôster, Comunicação Oral ou Comunicação Oral Não-Convencional. Esta última consiste na apresentação por meio de performances artísticas, realização de oficinas, seminários, mesas-redondas, rodas de conversa, exposições e exibições de audiovisual.

Caso o bolsista opte pelo não-convencional, deverá marcar, no ato da inscrição, a opção "Comunicação Oral" e indicar no resumo o tipo de apresentação escolhido (convencional ou não-convencional), inserindo as necessidades técnicas para a sua viabilidade (sonorização, iluminação, palco, material audiovisual, especificidade do local).

LIBRAS – Outra novidade é que a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui lançou os editais do XXV Encontro de Extensão e do XXV Encontro de Iniciação à Docência em LIBRAS.

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS – Maior evento de divulgação científica do Ceará, os EU têm como objetivo difundir atividades de ensino, pesquisa, extensão, arte e cultura e de experiências acadêmicas desenvolvidas e vivenciadas por estudantes na UFC. Em 2015, mais de 4 mil trabalhos foram apresentados. Em 2016, o evento é coordenado pela Prex.

Fonte: Prof. Rogério Mâsih, Pró-Reitor Adjunto de Extensão da UFC – fone: 85 3366 7413