Fortaleza receberá I Congresso Internacional sobre Violência, Polidez e Mediação de Conflitos

Imagem: I Congresso Internacional sobre Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça (I CIVIP) (Imagem: Divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará promove, de 8 a 10 de setembro, o I Congresso Internacional sobre Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça (I CIVIP).

O evento, que acontece no anexo da Assembleia Legislativa (Rua Barbosa de Freitas, 2674, Dionísio Torres), conta com o apoio e parceria do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Centro Universitário Estácio do Ceará.

O congresso tem como objetivo congregar múltiplas reflexões e olhares sobre as diversas modalidades de violência a partir de perspectivas multi e transdisciplinares entre Linguística, Literatura, Psicologia, Saúde, Direito, Comunicação Social e áreas afins.

A conferência de abertura, com a temática "Violência, Criminalidade e Resposta Penal: Uma Visão Crítica", será realizada no dia 8, às 20h30min, pelo secretário estadual da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão. A conferência magna, no dia 9, às 8h30min, será proferida pelo pesquisador de Linguística Cognitiva da Universidade de Bordeaux Montaigne (França), Jean-Rémi Lapaire, e tem como tema "A Gramática verbal e não verbal da violência na prisão. Revisitando o Experimento de Stanford".

Já a conferência de encerramento, no dia 10, às 8h30min, será realizada pela Profª Isabel Seara, da Universidade Aberta de Lisboa (Portugal), com a temática "A Cortesia/Polidez Ritual e a Cortesia/Polidez Estratégica: armas contra a agressividade e violência verbais". Seara é professora do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta de Lisboa, além de membro do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e do Laboratoire d’Études Romanes da Université Paris 8 (França), e colaboradora de projetos de investigação no Laboratório de Educação a Distância e e-learning (Le@D).

No site do evento, é possível verificar a programação, conhecer o currículo dos conferencistas e realizar inscrição.

Fonte: Profª Ana Cristina Pelosi, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC – fones: 85 3366 7626 e 3366 7527