UFC oferecerá formação superior para 600 professores da educação básica no Ceará

Imagem: Professora diante de quadro negroOferecer formação superior a professores das redes municipais de ensino é uma das bandeiras da Universidade Federal do Ceará. Nesse sentido, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou, na última sexta-feira (26), a criação do Curso de Pedagogia através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que beneficiará cerca de 600 profissionais dos 184 municípios cearenses.

A iniciativa – de autoria da Faculdade de Educação da UFC e do Centro de Educação a Distância do Ceará – é voltada para professores que não possuem formação pedagógica nas disciplinas ministradas em sala de aula, ou que só possuem diploma de ensino médio. O objetivo é o aperfeiçoamento desses profissionais e a consequente melhoria do ensino básico no Ceará. Atualmente, estima-se que cerca de 50% dos professores das redes municipais de ensino possuem formação somente em nível médio.

O Curso de Pedagogia/PARFOR será financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com previsão de início para outubro deste ano. Os participantes já foram selecionados e terão aulas presenciais nas sedes de 19 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes). A duração é de oito semestres.

PROFSOCIO – Durante a mesma reunião de sexta-feira, o Consuni homologou decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) de aprovar a adesão da UFC ao Curso de Mestrado Profissional em Sociologia (ProfSocio), a ser ofertado em rede nacional. A pós-graduação será coordenada pela Fundação Joaquim Nabuco e terá a UFC como um dos seus 13 polos regionais.

Fonte: Profª Adriana Eufrásio, coordenadora do Parfor na UFC – fones: 85 3366 7676 e 3366 7677