Observatório de Políticas Públicas e Universidade de Montreal lançam livro sobre trabalho e pobreza

Imagem: Convite do lançamento do livro Trabalho, desenvolvimento e pobreza no mundo globalizado – Abordagens teórico-empíricas e comparações Brasil–Canadá (Imagem: Divulgação)Ocorreu na última sexta-feira (2), às 19h, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica), o lançamento do livro Trabalho, desenvolvimento e pobreza no mundo globalizado – Abordagens teórico-empíricas e comparações Brasil–Canadá.

A obra é resultado do Colóquio Internacional sobre Mercado de Trabalho, Trabalhador Pobre, Proteção Social e Enfrentamento da Pobreza nos Contextos do Brasil e do Canadá, promovido, em 2012, pelo Observatório de Políticas Públicas (OPP) da UFC e pelo Grupo Interuniversitário e Interdisciplinar de Pesquisa sobre o Emprego, a Pobreza e a Proteção Social (GIREPS), da Universidade de Montreal, no Canadá.

A solenidade de lançamento contou com a fala do Prof. Fábio Sobral, coordenador do Viés – Núcleo de Economia Política, da UFC, seguida pela conferência do Prof. Yanick Noiseaux, coordenador do GIREPS, que discutiu o tema "Neoliberalismo, precariedade do trabalho, políticas de emprego e lutas sindicais no Canadá". A ocasião marcou ainda a aula inaugural do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas da UFC (MAPP).

Sob organização dos professores Fernando Pires (OPP) e Yanick Noiseaux (GIREPS), o livro traz uma coletânea de artigos que abordam temas como "Subdesenvolvimento e Mercado de Trabalho", "Trabalho Informal", "Economia Solidária no Brasil e no Canadá" e "Trabalho Infantil no Brasil". O trabalho tem 400 páginas e está sendo publicado pelas Edições UFC.

Fonte: Prof. Fernando Pires, coordenador do Observatório de Políticas Públicas da UFC – fone: 85 3366 7435