Vice-Reitor de Pesquisa da Universidade de Aveiro visita a UFC para formalizar convênio

Imagem: Prof. José Fernando Mendes, da Universidade de Aveiro, foi recebido pelo Reitor da UFC em seu gabinete (Foto: Jr. Panela/UFC)O Prof. José Fernando Mendes, Vice-Reitor de Pesquisa da Universidade de Aveiro (Portugal), foi recebido na manhã da última quinta-feira (15), pelo Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, em seu gabinete. No encontro, ficou acertada a formalização de um acordo de cooperação entre as duas instituições nas áreas de ensino, pesquisa e pós-graduação. "Temos um ambiente muito propício para colaborações", afirmou o Reitor da UFC.

A intenção foi reforçada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, e pelo Coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. José Soares de Andrade Júnior, presentes ao encontro. O Prof. Gomes destacou que, mesmo sem convênio formal ainda com Aveiro, professores e pesquisadores das duas instituições já registram produções em comum. O Prof. José Fernando Mendes acrescentou que já há estudos conjuntos nas áreas de Farmacologia, Telecomunicações e Nanomateriais.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Imagem: Prof. José Fernando Mendes, da Universidade de Aveiro, foi recebido pelo Reitor da UFC em seu gabinete (Foto: Jr. Panela/UFC)O Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC informou que a minuta do convênio já está em elaboração e a previsão é que o documento seja assinado no próximo mês, quando o Reitor Henry Campos irá à Europa participar do Encontro das Universidades do Grupo de Coimbra, a se realizar em Parma, na Itália, com a possibilidade de visitas a universidades portuguesas.

A Universidade de Aveiro foi criada em 1973. Embora relativamente nova, se comparada a outras universidades portuquesas centenárias, figura entre as mais importantes daquele país. O Vice-Reitor explicou que a instituição começou a se destacar nos rankings por seu pioneirismo em áreas que hoje são fundamentais para o desenvolvimento, como Ciências de Materiais, Telecomunicações e Engenharia Ambiental. A aposta na internacionalização foi outro ponto ressaltado pelo visitante. "Temos 77 nacionalidades no campus e cerca de 300 alunos são brasileiros em cursos de graduação e pós-graduação", disse.

Para completar sua agenda de visita à UFC, o Prof. José Fernando Mendes terá encontro com professores dos departamentos de Física e Engenharia de Teleinformática, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Fonte: Gabinete do Reitor – fones: 85 3366 7306 e 3366 7307