Ranking da "Folha": UFC é a 10ª melhor universidade do País e a 1ª do Norte e Nordeste

Imagem: Reitoria da UFCA Universidade Federal do Ceará é a 10ª melhor universidade do País e a melhor do Norte e Nordeste, de acordo com a nova edição do Ranking Universitário da Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira (19). Comparado ao do passado, a UFC avançou uma posição tanto no cenário nacional como no regional.

O RUF é um levantamento anual do jornal Folha de S. Paulo que mapeia o desempenho de 195 universidades públicas e privadas em cinco dimensões: pesquisa, ensino, inserção no mercado, internacionalização e inovação.

"Este resultado é uma conquista coletiva. Ele reflete todo o esforço que vem sendo feito ao longo dos últimos anos e mostra que foi acertada a decisão de promover a expansão com qualidade e responsabilidade", comemora o Reitor da Universidade, Prof. Henry de Holanda Campos.

INTERNACIONALIZAÇÃO – O melhor desempenho obtido pela UFC foi no quesito Internacionalização, no qual são avaliadas citações internacionais de artigo e trabalhos publicados em coautoria com grupos de pesquisa estrangeiros. Nessa dimensão, a UFC é a oitava melhor instituição de ensino superior do País.

A área ganhou reforço este ano, inclusive com a descentralização da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), que passou a contar com a participação de representantes de todas as unidades acadêmicas. Para este semestre, está previsto um grande seminário de inovação e internacionalização, cuja data deve ser anunciada ainda nesta semana.

AVANÇOS – O crescimento da nota da Universidade Federal do Ceará no RUF deve-se principalmente ao quesito Ensino, cuja nota aumentou de 26,91 para 28,18. Com isso, a UFC passou da 16ª para a 15ª posição.

A tendência, diz o Reitor Henry Campos, é que este avanço continue sendo registrado nos próximos rankings, uma vez que o ensino de graduação foi escolhido como foco principal da atual gestão. "Estamos desenvolvendo um trabalho de acompanhamento detalhado, disciplina a disciplina, o que deve se refletir ainda mais nos próximos anos", diz.

Outro grande destaque foi na dimensão Inovação, na qual a UFC passou da 22ª para a 13ª posição nacional em apenas um ano. Essa dimensão considera o número de patentes registradas até 2014. No penúltimo RUF, a UFC já havia sido destacada pela própria Folha de S. Paulo com um crescimento de 766% no depósito de patentes entre 2008-2009, o maior do País à época.

A tendência de crescimento deve continuar sendo registrada nos próximos anos. Em 2007, foram dez patentes, contra 27 de 2014, ano que serviu de parâmetro para a atual edição do RUF. Em 2015, a UFC teve 28 pedidos de patente.

Veja as melhores universidades brasileiras, de acordo com o RUF:
1ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – nota: 97,46
2ª – Universidade de São Paulo (USP) – nota: 97,03
3ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – nota: 96,77
4ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – nota: 96,54
5ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – nota: 95,72
6ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – nota: 93,01
7ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR) – nota: 92,37
8ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – nota: 92,13
9ª – Universidade de Brasília (UnB) – nota: 90,93
10ª – Universidade Federal do Ceará (UFC) – nota: 90,50

Curso de Design-Moda da UFC é o segundo melhor do País