Reitor participa de oficina para estudar viabilidade do Parque Tecnológico do Ceará

Imagem: Reitor da UFC fala durante oficina no Banco do NordesteO Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos participou, na manhã da última sexta-feira (23), de oficina de trabalho para o estudo de viabilidade do Parque Tecnológico do Estado do Ceará. O evento, realizado no Hub de Inovação do Nordeste (Hubine) do Banco do Nordeste do Brasil, reuniu representantes de instituições de pesquisa, de ensino superior e da classe empresarial.

A condução da oficina foi feita por uma consultoria contratada pelo Banco Mundial, a pedido da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), responsável pela realização do evento. A oficina foi a primeira atividade da consultoria, que durará cinco meses. Dividido em fases, o trabalho culminará na elaboração e divulgação do resultado do estudo que embasará a tomada de decisões para a instalação do parque tecnológico do Ceará.

De acordo com o Prof. Henry Campos, "o Parque Tecnológico vai abrir horizontes decisivos e ser um exercício de pesquisa científica e aplicação de conhecimento: tudo que a gente sonha e até já tem, mas (ainda) em pequena escala". A UFC tem agido ativamente na proposta de implantação do parque. De acordo com a Administração Superior da Universidade, a participação da comunidade acadêmica, mediada por seus gestores na área de pesquisa, inovação e internacionalização, será fundamental para aproximar a excelência da Instituição desta possibilidade de abertura para o mercado internacional e para o fortalecimento das economias cearense e regional.

Estiveram presentes também o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Jorge Herbert Soares de Lira; o coordenador de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Prof. Javam de Castro Machado; o diretor do Centro de Ciências, Prof. Raimundo Nogueira Costa Filho; a vice-diretora do Centro de Tecnologia, Profª Diana Azevedo, bem como vários pesquisadores de diversas áreas da Universidade.

Além da UFC, a oficina reuniu representantes de instituições como UECE, UVA, IFCE, Sebrae, FIEC, Fiocruz, CSP, NUTEC, Centec, Funcap, Embrapa Agroindústria Tropical e Embrapa Ovinos e Caprinos, Feac, Inpe, Amprotec e Embrapii, dentre outras envolvidas no processo.

Para o titular da Secitece, Inácio Arruda, o Ceará "não pode deixar de ter o seu parque tecnológico", que servirá como equipamento articulador da cadeia de Ciência e Tecnologia do Estado. "Será um verdadeiro salto, mas esse trabalho não pode ser feito sozinho. Deve contar com os vários atores que aqui estão", disse.

A OFICINA – Em sua apresentação, a consultora contratada pelo Banco Mundial, Maria de Fátima Ludovico, mostrou experiências exitosas em diversos países. Um dos parques internacionalmente mais proeminentes é o Tsinghua University Science Park, na China, visitado em agosto último pelo Reitor e pelo coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. José Soares de Andrade Jr., para iniciar a elaboração de um termo de cooperação institucional. No Brasil, alguns destaques são o Tecnosinos, em São Leopoldo (RS); Porto Digital, em Recife (PE); e Sapiens Parque, em Florianópolis (SC).

"Não existe uma receita pronta. Cada parque possui suas características. Portanto é tão importante realizar um estudo prévio", explicou a consultora. Há parques multissetoriais e outros com área específica de atuação. "A diferença que percebemos, comparando parques brasileiros e estrangeiros, é que em nosso país atuamos, muitas vezes, sem um foco estratégico. No exterior, é diferente: os parques têm foco, uma proposta de valor, sabem onde querem chegar", disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331