Jornada sobre Jacques Lacan acontece sexta-feira (30) no Campus do Benfica

Imagem: Trabalhos de alunos e professores são inspirados no pensamento de Jacques Lacan, psicanalista francês (Foto: Reprodução da internet)A I Jornada do LetrasLacan: Clínica e Estudos em Psicanálise da Universidade Federal do Ceará acontecerá sexta-feira (30), das 8h30min às 18h, auditório da Pró-Reitoria de Extensão (Prex – Rua Paulino Nogueira, 315, bloco III, Benfica).

O grupo de estudos LetrasLacan é ligado à Seção Psicopedagógica da Divisão de Atenção ao Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC. Podem participar da jornada professores, estudantes e profissionais interessados em Psicanálise. A inscrição será feita no local e data do evento.

Com o tema central "A Psicanálise é um poema que se escreve", a jornada tem a coordenação da psicanalista e psicóloga Diana dos Santos Rech, da PRAE. Para apresentar trabalhos e dialogar sobre temas que remetem ao pensamento do psicanalista francês Jacques Lacan (1901-1981), foram convidados os professores da UFC Ricardo Barrocas, do Departamento de Psicologia; Hildemar Luiz Rech, do Departamento de Fundamentos da Educação; Catherine Furtado dos Santos, do Instituto de Cultura e Arte; e Orlando Araújo, do Departamento de Letras Estrangeiras, além de estudantes.

O grupo LetrasLacan, de acordo com Diana dos Santos, "nomeia e inscreve um lugar de interlocução da psicanálise (Freud e Lacan) com aqueles que dela se aproximam tanto pela via da experiência e da travessia próprias decorrentes do divã, como também dos outros lugares de saber que vigoram na Universidade". Confira abaixo a programação do evento:

8h30min – Abertura com representante da Divisão de Atenção ao Estudante da PRAE;
9h às 9h30min – Travessia em Laços de família, de Clarice Lispector: "Amor" e "Mistério em São Cristóvão" – Hanna Ramos, do Curso de Letras;
9h45min às 10h15min – Sujeito evanescente e sublimes objetos da ideologia – Prof. Hildemar Rech, do Departamento de Educação;
11h às 11h30min – Do traço do sujeito ao rastro que se apaga – ou As virtudes do apagamento – Diana dos Santos Rech, psicóloga e psicanalista da PRAE;
11h45min às 12h15min – Amores em ruínas – as histórias de Harpalice e Eulimene – Prof. Orlando Araújo, do Departamento de Letras Estrangeiras;
12h30min – Intervalo;
14h às 14h30min – Relato de experiência de um trabalho com jovens autistas a partir da Psicanálise – Mateus Barreto, do Curso de Psicologia;
14h45min às 15h15min – Sobre um gozo outro: ser da significância ou inteligibilidade estesiológica em Merleau-Ponty – Prof. Ricardo Barrocas, Departamento de Psicologia;
15h30min às 16h – "Che vuoi" – as exigências de Silveira Pereira – Alison Ramos, do Curso de Letras;
17h – A escuta na construção musical através do tambor – Profª Catherine Furtado, do Curso de Música, e apresentação com o grupo de música percussiva Acadêmicos da Casa Caiada da UFC, fundado e coordenado pela professora;
17h30min – Para não concluir – Diana dos Santos Rech.

Fonte: Diana dos Santos Rech, psicanalista e psicóloga da Divisão de Atenção ao Estudante da PRAE – fone: 85 99998 0204 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.