Para assegurar direitos, aplicativo gratuito Cartilha do Idoso será lançado sábado (1º)

Imagem: Idoso usando celularA Universidade Federal do Ceará lançará no próximo sábado (1º), Dia Internacional do Idoso, a Cartilha do Idoso, aplicativo para smartphone que pretende ser um instrumento de cidadania que visa contribuir para assegurar o direito dos idosos, disponibilizando acesso rápido às leis.

Em linguagem de fácil entendimento, a cartilha informará diversos direitos dos idosos, além de indicar locais de atendimento no caso de sua violação. No aplicativo, o usuário encontrará orientações sobre benefícios sociais, como o benefício de prestação continuada (BPC), esclarecimentos sobre os tipos de aposentadoria existentes, explicações sobre interdição e nomeação de curadores e suas consequências. Também será alertado sobre os riscos do crédito consignado e a proibição de discriminação às pessoas idosas nos planos de saúde.

O aplicativo trará ainda uma série de funcionalidades pensadas para que os próprios idosos sejam os usuários. Dessa forma, o foco principal foi a acessibilidade, tendo sido criado com facilidade de uso. Ademais, o aplicativo permitirá cálculo do tempo para aposentadoria e acesso rápido aos direitos do idoso, através de uma ferramenta de busca e categorias.

PARCERIA – A Cartilha do Idoso é resultado de parceria entre dois grupos de extensão da UFC: o Programa de Inclusão Social na Maturidade (Prisma) e o de Formação de Interfaces Gráficas (Formigra). O Prisma é responsável pelo estudo dos direitos dos idosos e pela reformulação do conteúdo em uma linguagem mais acessível, sob coordenação do Prof. Felipe Braga Albuquerque, da Faculdade de Direito. Já o Formigra, coordenado pela Profª Inga Freire Saboia, do Instituto UFC Virtual, é encarregado de todo o desenvolvimento do aplicativo.

O projeto ainda contou com a parceria da Universidade sem Fronteiras e com o apoio do Prof. Ricardo Timóteo, que há mais de 20 anos incentiva o uso das novas tecnologias pelos idosos.

O aplicativo estará disponível para smartphones com sistema operacional Android, na Playstore, e será gratuito, bastando procurar pelo nome Cartilha do Idoso.

Fontes: Kathleen Porto e João Pedro Estanislau, estudantes da UFC e integrantes do Formigra – fones: 85 98722 3878 e 99935 8121