Sociedade de Debates da Faculdade de Direito é a melhor do País

Imagem: Equipe da Sociedade de Debates da UFCEquipe do projeto de extensão Sociedade de Debates, da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Ceará, sagrou-se campeã do III Campeonato Brasileiro de Debates, realizado no início de setembro em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O torneio contava com 36 duplas participantes, das quais sete representavam o nome da Sociedade de Debates da UFC, iniciativa especializada na prática de debates competitivos e pioneira na modalidade no País.

Com debates competitivos, a competição apresenta uma moção e quatro equipes participam de sua discussão: duas defendendo a proposição da moção e duas se opondo a ela. Os temas dos debates são sorteados previamente, mas as posições a serem defendidas são sorteadas apenas minutos antes do início de cada rodada. Ao final de cada debate, a equipe que apresentar melhor construção argumentativa, acompanhada de uma boa oratória, vence.

A Sociedade de Debates obteve desempenho histórico no evento. Os membros do projeto compuseram metade das quatro bancadas da grande final, debatendo sobre a questão cultural indígena. Ao fim, a dupla Sophie Poch e Matheus Casimiro, alunos da Faculdade de Direito da UFC e membros da Sociedade de Debates, sagrou-se campeã brasileira de debates.

De acordo com os critérios individuais, os três melhores debatedores do torneio também integram o projeto da Faculdade de Direito da UFC, que ainda foi premiada, pela terceira vez consecutiva, como a melhor instituição de debates do Brasil, recebendo troféu por ter obtido maior média geral de pontos considerando todas as equipes participantes do torneio.

Fonte: Prof. Cândido Albuquerque, diretor da Faculdade de Direito da UFC – fones: 85 3366 7834 e 3366 7833