Seleção Unificada oferece 603 vagas em programas de Residência Médica no Ceará

Imagem: Residentes conversam com médicos no Hospital Universitário Walter CantídioEstão abertas, até esta quarta-feira (5), as inscrições para o Processo de Seleção Unificada para alunos de Medicina que tenham interesse nos programas de Residência Médica do Estado do Ceará. Ao todo, estão sendo oferecidas 603 vagas em unidades como o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no portal de Apoio às Residências em Saúde (Ares), com o preenchimento e o envio on-line do formulário de inscrição.

São três modalidades da seleção: acesso direto (com 410 vagas), pré-requisito (110 vagas) e anos adicionais (83). O exame escrito será realizado no dia 13 de novembro, e a prova prática, em 11 de dezembro. A escolha da instituição na qual o candidato pretende cursar a Residência Médica será presencial.  A chamada respeitará a ordem de classificação final obtida pelos candidatos. Após o participante receber a autorização, deverá dirigir-se à secretaria da instituição escolhida, na data indicada, para efetuar a matrícula. Por determinação da Comissão Nacional de Residência Médica, todos os programas de Residência Médica no Brasil têm início previsto para 1º de março de 2017.

PADRÃO OURO – Instituída pelo Decreto Federal nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, e pela Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o "padrão ouro" da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

No Ceará, a partir de 2004, na Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (Coreme/HUWC/UFC), um grupo de supervisores passou a estudar o desenvolvimento de técnicas para avaliar conhecimentos, atitudes e habilidades de seus residentes. Esses estudos contribuíram para que, em 2010, junto com o grupo da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), fosse iniciado um movimento visando à realização de um único processo seletivo, para ordenar o acesso de médicos aos programas de residência do Estado.

Em 2016, criou-se o Apoio às Residências em Saúde (ARES), que tem por objetivo ser o suporte gerencial para a implementação/execução dos programas de Residência Médica credenciados pela CNRM.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183