Solenidade marca implantação do Comitê de Inovação Tecnológica da UFC

Imagem: Prof. Javam Machado e Prof. Henry CamposFoi realizada na manhã desta terça-feira (11), na sala de reuniões da Vice-Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a solenidade implantação do Comitê de Inovação Tecnológica da UFC (Comit), órgão colegiado com o objetivo de assessorar a Reitoria e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) na definição e acompanhamento da política institucional de inovação tecnológica da Universidade. O Comit será presidido pelo Reitor Henry Campos, com vice-presidência do coordenador de Inovação Tecnológica da PRPPG, Prof. Javam Machado.

A solenidade teve início com apresentação do Prof. Javam Machado acerca da inovação tecnológica na UFC e no mundo. O vice-presidente destacou os principais pontos a serem discutidos pelo Comit: políticas de inovação, interação entre pesquisa e inovação, bem como propriedade intelectual. Ressaltou, ainda, a evolução, desde 2012, do depósito de patentes da UFC, chegando a 52 registros até este mês de outubro, com destaque para as áreas de Química, Computação e Biotecnologia. "Acreditamos que até o fim deste ano tenhamos em torno de 70 depósitos de patentes. Apesar da curva crescente da UFC nesse campo, precisamos facilitar esse processo. Outros desafios nossos são ampliar a criação de atividade industrial a partir da ciência que fazemos com os nossos alunos, o que chamo de indústria para fora da UFC, e aumentar as áreas de inovação tecnológica", afirmou.

Veja outras imagens da instalação do Comit no Flickr da UFC

Para o Reitor Henry Campos, a criação do Comitê, além de fomentar o potencial científico de todas as unidades acadêmicas, é um passo importante no sentido da internacionalização da Universidade. "Inovação é um fator indissociável da internacionalização. Precisamos trabalhar essa política, pois hoje vejo para nós um mundo de oportunidades. A Universidade está madura e temos um corpo de trabalho competente para atuar com força nesse campo", declarou.

Integram ainda o Comit representantes de unidades acadêmicas da UFC, tanto da Capital e Interior, e representantes externos, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

São membros pela UFC: Antônio Francisco Gomes Furtado Filho e Luísa Gardênia Alves Tomé Farias (Campus de Crateús), Davi Romero de Vasconcelos e Andreia Libório Sampaio (Campus de Quixadá), Lindberg Lima Gonçalves e Dmontier Pinheiro Aragão Júnior (Campus de Russas), Iális Cavalcante de Paula Júnior e José Cláudio do Nascimento (Campus de Sobral), Rossana Maria de Castro Andrade e Antônio Sérgio Bezerra Sombra (Centro de Ciências), Daniel Albiero e Arlindo de Alencar Araripe Noronha Moura (Centro de Ciências Agrárias), Vládia Maria Cabral Borges e Danyelle Nillin Gonçalves (Centro de Humanidades), José de Paula Barros Neto e Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti (Centro de Tecnologia), Matias Joaquim Coelho Neto e Raquel Cavalcanti Ramos Machado (Faculdade de Direito), Mônica Cavalcanti de Sá Abreu e José Carlos Lázaro da Silva Filho (Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade), Antônia Lis de Maria Martins Torres e José Rogério Santana (Faculdade de Educação), Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal e José Jeová Siebra Moreira Neto (Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem), Armênio Aguiar dos Santos e Alexandre Havt Bindá (Faculdade de Medicina), Alberto Jorge Pinto Nunes e Rivelino Martins Cavalcante (Instituto de Ciências do Mar), Sandro Thomaz Gouveia e César Augusto Baio Santos (Instituto de Cultura e Arte), Alexandre Igor Araripe Medeiros e David Freitas Moura Mota (Instituto de Educação Física e Esportes) e Windson Viana de Carvalho e José Gilvan Rodrigues Maia (Instituto UFC Virtual).

São membros externos: Jorge Barbosa Soares e Denise Sá Maia Casseli (Funcap), João José Vasco Peixoto Furtado e Augusto Reinaldo Pimentel Guimarães (Citinova), José Sampaio de Souza Filho e Francisco Ricardo Beltrão Sabadia (FIEC), e Joaquim Cartaxo Filho e Francisco Régis Cavalcante Dias (Sebrae).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7936