Prof. Eduardo Girão Santiago lança livro sobre o embate das elites com o povo brasileiro

Imagem: Capa do livroSerá lançado no próximo dia 18, às 19h, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica), o livro Brasilidade – ensaios econômicos, do Prof. Eduardo Girão Santiago, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará.

Prefaciado pelo economista e pensador social Márcio Pochmann, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o livro nasceu dos debates do autor com os alunos da disciplina Pensamento Social Brasileiro e de artigos apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais. Os textos tratam das origens e dos dilemas do Brasil, segundo os pensadores Varnhagen, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Clovis Lugon, Henry Koster, Caio Prado Júnior, Celso Furtado, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, entre outros.

O trabalho do Prof. Eduardo Santiago atualiza o embate das elites com o povo brasileiro, sustentado em análises históricas que sugerem a relutância das classes dominantes em aceitar a permanência de governos populares e do conceito de povo em plenitude. "A tese central desse ensaio consiste na crença de que o Brasil só será de todos quando o conjunto de seu povo for incluído nas políticas públicas em escala universal e livre da apartação social", afirma o autor.

Fonte: Prof. Eduardo Girão Santiago, coordenador de Extensão do Campus do Benfica – fones: 85 3366 7353, 3366 7354 e 3366 7355