Verso de Boca apresenta espetáculo às quintas-feiras de outubro no Teatro Universitário

Imagem: Arte de divulgação do espetáculoCom apresentações a partir desta quinta-feira (13), o grupo Verso de Boca, projeto da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) e do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, estará com o espetáculo Versos de ouro el rei mandou-nos lavrar, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica), às quintas-feiras deste mês, sempre às 19h30min. A entrada se fará mediante doação de um quilo de alimento não perecível.

O número foi montado para evocar o clima dos poemas e canções trovadorescos com base em textos e cantigas de trovadores galego-portugueses e de poetas brasileiros. Com título e mote de um verso do poema "Envoi", de Guilherme de Almeida, o espetáculo traz ao palco a atmosfera das cantigas medievais e dos romances orais da tradição ibérica e nordestina, resíduos líricos que incluem produções originais trovadorescas e de poetas modernos e contemporâneos, que atualizaram a temática e a forma legadas à poesia ocidental pelo medievo.

O programa inclui poemas e canções de trovadores como Dom Afonso X, Dom Dinis, João Garcia de Guilhade, Airas Nunes, J. Ruiz e dos poetas Almeida Garrett, Augusto dos Anjos, Guilherme de Almeida, Onestaldo de Penafort, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Vinícius de Moraes, Ferreira Gullar, Stela Leonardos, Lucila Nogueira, Roberto Pontes, Marly Vasconcelos e Raquel Naveira, além de romances do domínio público adaptados por Antônio Nóbrega.

VERSO DE BOCA – O grupo Verso de Boca tem 17 anos de existência e já se apresentou no Teatro Gláucio Gil (RJ), Teatro Guaíra (PR), Teatro de Pirenópolis (GO), Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CE), Teatro Morro do Ouro (CE), Teatro São João (Sobral), Teatro da Universidade Federal da Paraíba (PB), Teatro Rachel de Queiroz (Guaramiranga), entre outros. Foi fundado pelo poeta e professor da UFC Roberto Pontes e é dirigido pela Profª Elizabeth Dias Martins, do Departamento de Literatura da Universidade.

Fonte: Profª Elisabeth Dias Martins, do Departamento de Literatura da UFC – fone: 85 99662 8220