Procurar no portal

Professor: reconhecimento aos construtores de um Brasil melhor

Exercer o magistério é missão heroica, especialmente em um contexto onde fraqueja o entendimento de que Educação e Cultura são ingredientes fundamentais para se formarem cidadãos e se construir uma nação soberana.

No Dia do Professor, vale a pena refletir sobre o que falta, na seara do ensino, para que o nosso País estabeleça uma trajetória firme de avanço social e econômico, habilitando-se a partilhar o bônus da dignidade com todos os brasileiros. Cabe, igualmente, buscar exemplos bem sucedidos, que comprovem ser possível democratizar o acesso e oferecer ensino de qualidade em quaisquer níveis da escola pública e privada. Onde quer que se localizem as experiências exitosas, temos certeza de que aí encontraremos, também, o reconhecimento à figura do Professor, traduzido em salário digno e garantia de crescimento profissional. Não se trata de atribuir-lhe privilégios, mas garantir-lhe respeito.

Respeito: talvez seja este um componente que escasseia nos dias atuais, quando as políticas públicas para a Educação mais disseminam inquietações do que esperanças.

Impõe-se a defesa da escola que vem sendo construída, assim como da Universidade que está sendo consolidada: cada vez mais sólida, aberta, democrática e comprometida com a qualidade. Para abraçar esta missão, com entusiasmo cada vez maior, contamos com todos os professores da Universidade Federal do Ceará.

Prof. Henry de Holanda Campos
Reitor

Prof. Custódio Luís Silva de Almeida
Vice-Reitor

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300