Professor: reconhecimento aos construtores de um Brasil melhor

Exercer o magistério é missão heroica, especialmente em um contexto onde fraqueja o entendimento de que Educação e Cultura são ingredientes fundamentais para se formarem cidadãos e se construir uma nação soberana.

No Dia do Professor, vale a pena refletir sobre o que falta, na seara do ensino, para que o nosso País estabeleça uma trajetória firme de avanço social e econômico, habilitando-se a partilhar o bônus da dignidade com todos os brasileiros. Cabe, igualmente, buscar exemplos bem sucedidos, que comprovem ser possível democratizar o acesso e oferecer ensino de qualidade em quaisquer níveis da escola pública e privada. Onde quer que se localizem as experiências exitosas, temos certeza de que aí encontraremos, também, o reconhecimento à figura do Professor, traduzido em salário digno e garantia de crescimento profissional. Não se trata de atribuir-lhe privilégios, mas garantir-lhe respeito.

Respeito: talvez seja este um componente que escasseia nos dias atuais, quando as políticas públicas para a Educação mais disseminam inquietações do que esperanças.

Impõe-se a defesa da escola que vem sendo construída, assim como da Universidade que está sendo consolidada: cada vez mais sólida, aberta, democrática e comprometida com a qualidade. Para abraçar esta missão, com entusiasmo cada vez maior, contamos com todos os professores da Universidade Federal do Ceará.

Prof. Henry de Holanda Campos
Reitor