Diretor de parque tecnológico da China visita a UFC para tratar de parque cearense

Imagem: Comitiva chinesa visitou o Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem da UFC (Foto: Jr. Panela/UFC)O diretor do Parque Tecnológico da Universidade Tsinghua (Tuspark), da China, Herbert Chen, esteve durante toda a manhã da última quarta-feira (19) na Universidade Federal do Ceará, para conhecer as iniciativas cearenses de instalação de um parque tecnológico no Estado. O Tuspark é o maior parque da China e um dos maiores do mundo.

A visita ocorre dois dias após encontro do Reitor com comitiva do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na segunda-feira (17), para discutir o mesmo tema, o que demonstra avanço das articulações rumo à implementação da unidade cearense.

Veja outras imagens da visita da comitiva chinesa no Flickr da UFC

Herbert Chen foi recebido pelo Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, pelo coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. José Soares, e pelo coordenador de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Javam Machado. O diretor do Tuspark destacou o papel de protagonismo que a UFC deve desempenhar na instalação e desenvolvimento do parque tecnológico, uma vez que é a principal produtora de conhecimento científico e tecnológico do Estado, tendo poder de atração de empresas interessadas em inovação. Chen pôde entender o potencial e a vocação do Ceará para empreendimentos do tipo, ressaltando, também, a importância de uma parceria entre Universidade e Estado, que alie os interesses das instituições. O Governo do Ceará esteve presente no encontro, através do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda.

Imagem: Reunião com comitiva chinesa no gabinete do ReitorTambém participou da visita o chefe do setor de Tecnologia da Embaixada do Brasil em Pequim, Romero Maia. Após reunião no gabinete da Reitoria, o grupo se deslocou ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, onde visitou laboratórios que já atuam em parceria com outras instituições da área de tecnologia, aliando o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento científico à produção de tecnologias para a sociedade, a exemplo do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem (LPTS) e o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat). Segundo o Reitor Henry Campos, há previsão de visita da UFC à China em dezembro deste ano, quando novos contatos e parcerias poderão ser feitos.

A instalação do parque tecnológico do Ceará vem sendo discutida entre UFC e Governo do Estado do Ceará. Há uma consultoria contratada para estudar a viabilidade do empreendimento, cujo objetivo central é estimular a inovação tecnológica no Brasil, convertendo o conhecimento produzido na academia em ainda mais melhorias para a sociedade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938