Mensagem da Reitoria: o servidor público e a Universidade imprescindível

A valorização do servidor público, em nosso País, tem sido uma pauta sempre postergada. O mais frequente é convocá-lo a arcar com o ônus, toda vez que fraqueja o desempenho da economia. Há, sem dúvida, um erro de interpretação do que seja o setor público e do que ele significa para a sociedade.

Nas escolas e universidades, nos hospitais e repartições administrativas, no Judiciário e na área da segurança, os servidores públicos se constituem no alicerce de toda uma complexa estrutura que oferece educação, saúde, justiça e tudo o mais que serve para legalizar, organizar, gerenciar e executar diferentes serviços. Sem eles, a nação mergulharia no caos.

É para lembrar o protagonismo desses cidadãos na vida nacional que o presidente Getúlio Vargas criou, em 1937, o Dia do Servidor Público. Desde então, o calendário anual abre espaço para merecida homenagem aos que fazem a máquina pública tracionar o País.

Para nós, da Universidade Federal do Ceará, a efeméride tem especial significado. Ela nos flagra em um momento de crucial desafio aos que acreditam na Universidade Pública como parceira na construção de um Brasil justo, fraterno, desenvolvido econômica e socialmente. Há uma luta a ser travada para garantir as condições que nos fizeram avançar extraordinariamente, nos últimos anos, e que levaram a UFC a dobrar de tamanho, expandir-se para o interior do Estado e se tornar cada vez mais democrática e includente, sem perder sua característica primordial: a qualidade de tudo o que faz.

Neste 28 de outubro, saudamos nossos servidores docentes e técnico-administrativos, conclamando-os a demonstrar diuturnamente, para a sociedade, que esta grande instituição pública se tornou imprescindível para a redenção do Ceará e do Nordeste.

Fortaleza, 26 de outubro de 2016.

Henry de Holanda Campos

Custódio de Almeida