Obra publicada pela Editora da UFC é finalista da 58º edição do Prêmio Jabuti

Imagem: Capa do livro "Histórias de mulheres: amor, violência e educação"O livro Histórias de mulheres: amor, violência e educação, organizado por Maria Juraci Maia Cavalcante, Patrícia Helena Carvalho Holanda e Zuleide Fernandes de Queiroz, é finalista na categoria "Educação e Pedagogia" da 58ª edição do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, considerado o mais importante prêmio do livro brasileiro.

A obra, lançada em 2015 com o selo das Edições UFC, foi revisada pela servidora Leonora Vale de Albuquerque e tem arte-final de Val Macedo. Ao todo, 2.400 trabalhos de todo o Brasil concorreram ao Prêmio Jabuti deste ano.

Os artigos de diversos autores apresentados na coletânea trazem relatos sobre mulheres que tentaram romper barreiras sociais postas às suas trajetórias profissionais e artísticas. Beatas, professoras, artesãs, poetisas e escritoras evidenciam diferentes percursos e formas de resolução para a participação feminina em atividades religiosas, educativas, festivas e literárias.

No livro, constata-se que educação como ofício faz uma aproximação entre o magistério e a política, por meio de recortes biográficos e experiências de formação em curso normal e ou universitário, no campo da pedagogia, onde se constata a forte presença feminina, seja no passado, seja no presente. Maria Juraci Maia Cavalcante e Patrícia Helena Carvalho Holanda são professoras da Faculdade de Educação da UFC.

A obra pode ser adquirida na Livraria da UFC (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica). Mais informações pelo telefone 85 3366 7439.

Fonte: Editora da UFC – fone: 85 3366 7399