Alunos da UFC ganham três primeiros lugares do prêmio de iniciação científica da Unifor

Imagem: Com o trabalho “Planejamento de aula e tecnologias digitais da informação e comunicação: a formação docente em tecnodocência”, orientado pela Profª Luciana de Lima, do UFC Virtual, Gabriela foi agraciada com o primeiro lugar do Prêmio Destaque Iniciação Científica 2016 (Foto: Getúlio Abreu/Unifor)Gabriela Teles é aluna de licenciatura em Pedagogia do Instituto Universidade Virtual (UFC-Virtual), no Polo de Caucaia-Araturi, e participou dos Encontros Científicos 2016 – XVI Encontro de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza (Unifor), que aconteceu no período de 17 a 21 de outubro. Com o trabalho “Planejamento de aula e tecnologias digitais da informação e comunicação: a formação docente em tecnodocência”, orientado pela Profª Luciana de Lima, do UFC Virtual, Gabriela foi agraciada com o primeiro lugar do Prêmio Destaque Iniciação Científica 2016.

Além de Gabriela, outras duas bolsistas do grupo foram classificadas em segundo e terceiro lugares no mesmo prêmio. Jane Eyre Caldas, do Curso de Letras-Espanhol presencial, ficou em segundo lugar com o trabalho “O fórum on-line ‘Papel e identidade de Gênero’ como instrumento docente”. Já Thayana Brunna Sena, que cursa licenciatura em Geografia, ocupou o terceiro lugar com a pesquisa “Mediação pedagógica na EaD: interação entre docente e discentes em fórum de Educação Ambiental”. Ambas são alunas da UFC  orientadas pela Profª Luciana de Lima.

O prêmio, dividido em duas categorias, é uma iniciativa da Unifor para o reconhecimento de bolsistas de iniciação científica e tecnológica dos Programas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC e PIBITI) e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PBICT), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), assim como bolsistas do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Fortaleza (Probic/FEQ).

A premiação foi realizada na última segunda-feira (31), na Unifor. Além de tablet, o prêmio prevê ao bolsista classificado em primeiro lugar ajuda de custo para apresentação do trabalho em evento internacional (passagem e diária).

Os trabalhos participantes foram avaliados de acordo com os critérios de mérito, relevância e qualidade, além de originalidade/inovação e aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas.

A aluna Gabriela Teles atua como bolsista no Grupo de Pesquisa Tecnodocência (GPT), além de ser bolsista voluntária PIBIC no projeto que tem coordenação dos professores Luciana de Lima e Robson Loureiro, ambos do UFC Virtual. Os estudos do grupo estão situados na problemática da integração entre tecnologias digitais e docência nos contextos teórico e prático da formação inicial e continuada de professores das educações básica e superior.

Outras premiações - Com o trabalho "Atuação do farmacêutico em saúde mental: foco nas ações técnico-assistenciais", a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFC Nadja Mara de Sousa Lopes também foi premiada no XVI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor. Ela foi agraciada com o 2º lugar na área de Ciências da Vida. O trabalho foi orientado pela professora Ana Paula Soares Gondim e teve como co-autoras Emanuela Diniz de Lopes (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas) e Camila Augusta de Oliveira.