Seminário discute ações para plano de internacionalização linguística

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais e o Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal do Ceará promovem o I Seminário de Políticas Linguísticas para a Internacionalização da UFC, na sexta-feira (11), das 9h30min às 18h, no Auditório José Albano, do Centro de Humanidades.

O objetivo é reunir gestores (coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação, chefes de departamentos, coordenadores das Casas de Cultura Estrangeira) e professores que atuam na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, visando discutir ações para o plano de internacionalização linguística da Instituição. A ideia é melhorar os níveis de competência linguística e intercultural dos membros da comunidade universitária.

Na primeira parte do seminário o Prof. José Soares, titular da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), falará sobre a importância desse trabalho desenvolvido pela CAI, e a Profa. Denise Abreu e Lima, da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, proferirá a palestra “A Política Linguística como Estrutura para Internacionalização do Ensino Superior". Em seguida, será realizada mesa-redonda sobre as ações do Idiomas sem Fronteiras na UFC, a ser mediada pela Profa. Vládia Borges, diretora do Centro de Humanidades e  representante do programa na instituição.

Na segunda sessão, a partir das 14h, a Profa. Massilia Dias, sub-coordenadora da CAI, apresentará a proposta do Plano de Políticas Linguísticas da UFC. Depois serão formados grupos de trabalhos para a proposição de ações a serem sistematizadas pelos participantes.

Fonte: Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC – fone 3366 7335