Ranking das universidades empreendedoras coloca UFC em 5º lugar nacional

A Reitoria da UFCUniversidade Federal do Ceará ocupa a 5ª posição nacional e a 1ª do Norte/Nordeste no primeiro Ranking das Universidades Empreendedoras que será apresentado, oficialmente, na próxima segunda-feira (21), durante debate sobre Universidades Empreendedoras, a ser promovido pelo Núcleo de Política e Gestão Tecnológica, Instituto de Estudos Avançados (IEA) e Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. O ato será realizado na sala de eventos do IEA, na Praça do Relógio, 109, no 5º andar do bloco K, com transmissão on-line, das 14h às 16h30min.

O Reitor Henry de Holanda Campos recebeu “com muita satisfação esse reconhecimento”, que traduz o esforço feito pela Instituição no sentido de investir na inovação e na internacionalização. “Dentro disso está a orientação para que o empreendedorismo esteja sempre mais presente na formação dos alunos de graduação e pós-graduação”, afirmou.

O ranking tem como objetivo estimular as iniciativas das instituições de ensino superior no Brasil que mais incentivam o empreendedorismo, dentro e fora da sala de aula. Foi elaborado a partir da pesquisa on-line com mais de 4 mil alunos que apontaram os fatores que mais influenciam na construção de uma universidade empreendedora. Tendo por base o conceito “comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável, que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras” -  foram escolhidos indicadores para seis eixos temáticos: cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro.

DESTAQUES – Quando se detalha o levantamento, a UFC se destaca como a universidade líder do País no quesito “inovação”, que considera dados de patentes, pesquisa e o número de empresas incubadas para cada mil alunos. A UFC obteve nota 9,54, bem acima da segunda colocada neste quesito, a USP, com 7,95. A federal cearense também se destacou em 9ª colocação no eixo “cultura empreendedora”, que avalia a postura empreendedora discente e docente e as disciplinas de empreendedorismo presentes na Universidade; e em 11ª posição no eixo “infraestrutura”, o qual avaliou, a partir da ótica do estudante, a qualidade de salas de aula, biblioteca, laboratórios, Internet e a presença de parques tecnológicos.

METODOLOGIA  –  A pesquisa foi elaborada a partir de três questionamentos: o que é uma universidade empreendedora; o que influencia para uma universidade ser mais empreendedora e o que pode ser replicado para uma universidade empreendedora. O ranking é iniciativa da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), da Rede Ciências sem Fronteiras (CsF), da Associação Brasileira de Estudantes (AIESEC), da Brasa (Brazilian Student Association) e da Entrepreneurial Action Us (Enactus). O recorte inicial selecionou 100 instituições federais de ensino superior tendo como base o Ranking Universitário da Folha (RUF) e dessas foram excluídas as que não têm empresas juniores, Enactus, Aiesec ou núcleos da rede do Ciência sem Fronteiras. No ranking geral, a UFC, a quinta do País, é precedida pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Lançado pelo Ministério da Educação no dia 10 deste mês, o índice tem como proposta mostrar as iniciativas de instituições de ensino superior brasileiras que mais estimulam o empreendedorismo.

DIREITO - O Ranking das Universidades Empreendedoras foi repercutido na edição de novembro da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a qual apontou a posição da UFC em matéria que destacou a EJUDI Soluções Jurídicas, primeira empresa júnior da área a ser criada no Estado, em 2013, na Faculdade de Direito. A experiência do projeto de extensão foi contada, na revista, pelo bacharel Lucas Barreto Rosa, ex-aluno que integrou a equipe de fundação da empresa.  

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional  – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938