Criada a Biblioteca do Museu de Arte da UFC, com mais de cinco mil exemplares

Biblioteca do Museu de Arte da UFCO Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará conta agora com mais uma unidade de pesquisa e estudos: a Biblioteca do Museu de Arte da UFC (MAUC). Criada oficialmente de acordo com Resolução nº 34/2016, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), o local conta com um acervo especializado em Artes.

Com os serviços de consulta local do acervo, orientação na pesquisa bibliográfica e levantamento bibliográfico, a Biblioteca funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nela podem ser encontrados livros e recursos audiovisuais nas áreas de Desenho, Pintura, Música, Cinema, além de Museologia, Arquitetura, História, Literatura Brasileira e Cultura Popular.

Aberta à visita de estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral, a Biblioteca do MAUC possui também periódicos, folhetos de cordel, catálogos de exposições, cartazes, DVDs, CDs, entre outros tipos de documentos. "São mais de cinco mil exemplares para consulta local, com destaque para a coleção pessoal de Jean Pierre Chabloz, a maioria dos títulos em francês, material esse doado pela família", explica a bibliotecária Juliana Almeida.

A formação do acervo da biblioteca remonta à época da criação do Museu de Arte da UFC, em 1961. Ao longo dos anos foram sendo adquiridos livros, revistas, catálogos de exposições, que viriam a formar o acervo atual da Biblioteca do Museu.

O processo de catalogação desse acervo se deu no início dos anos 1990, seguido por registro no sistema virtual das Bibliotecas da UFC, Pergamum, a partir de 2007.

A Biblioteca do MAUC funciona na sede do Museu, na Av. da Universidade, 2854 – Benfica. Mais informações pelo telefone (85) 3366 7480 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fone: 85 3366 9506