Empossados 27 servidores para os campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá e Russas

Imagem: Novos servidores sentados em cadeiras em um auditório, durante cerimônia de posse (Foto: Ribamar Neto)Segundo o Reitor Henry de Holanda Campos, "é sempre motivo de especial alegria dar posse a novos servidores da Universidade Federal do Ceará, pois trata-se de um momento que representa renovação da Instituição. Além do mais, quando sabemos que estão aqui os melhores, porque passaram por seleção rigorosa". Foi com essas palavras que iniciou sua fala de saudação aos 27 novos servidores que tomaram posse na tarde da última segunda-feira (28), em solenidade realizada no auditório da Reitoria. Eles serão lotados nos campi de Fortaleza, sobral, Quixadá e Russas.

Também ressaltando o rigor e a seriedade do concurso a que os ingressantes se submeteram, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz, dirigiu-se aos servidores lembrando que eles estavam ali depois de concorrerem com cerca de 20 mil pessoas. "Vamos, portanto, celebrar a vitória", complementou o Pró-Reitor.

O Prof. Serafim Ferraz disse ainda que os servidores estavam ingressando num universo de contradição e de diferenças, "mas também de construção", e que tinha a certeza de que todos iriam somar forças e contribuir com a consolidação do crescimento da Instituição. "Hoje vocês estão começando o momento probatório, que é o início da trajetória  rumo à estabilidade, e  espero que aproveitem, que 'curtam' a escolha que fizeram", afirmou. E, finalizando sua fala, desejou que todos, assim como eles, se sintam felizes por terem escolhido estar na UFC.

Em nome dos colegas, leu o Termo de Compromisso a agora servidora Maria Juliana Figueredo Linhares, lotada como docente no Instituto de Cultura e Arte (ICA). Em seguida, os empossados foram chamados, por ordem alfabética, para receber o documento de posse das mãos do Reitor Henry Campos.

UMA VISÃO – Uma visão geral do que é a UFC foi mostrada pelo Prof. Henry Campos, que destacou o fato de ter sido reconquistado o direito de reposição automática de servidores (técnico-administrativos e docentes) quando há vacância do cargo. Referiu-se ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) para falar da expansão que a UFC experimentou nos últimos nove anos, quando praticamente dobrou de tamanho, estando presente no Interior do Ceará (campi de Sobral, Quixadá, Russas e Crateús) e tendo gerado a Universidade Federal do Cariri (UFCA), onde antes fora o campus da UFC, em Juazeiro, Crato e Barbalha.

Mostrou aos que agora estão ingressando que a UFC está entre as melhores universidades do País e é a primeira do Nordeste, de acordo com classificação de rankings de credibilidade. A mais recente conquista foi o 5º lugar entre as instituições de ensino superior no item empreendedorismo.

Garantiu que existem dois momentos no Ceará, um antes e um depois da instalação da UFC, há 61 anos, e que onde há projetos e programas de destaque, tem a participação da Instituição, assim como os mais relevantes cargos e funções na administração pública.

Ressaltando que sempre devemos lembrar que "somos pagos com dinheiro público", o Prof. Henry Campos recomendou que sempre tenhamos em mente "executar bem nosso trabalho" e afirmou que "nosso cliente mais importante é o estudante, principalmente o da graduação". Admitindo que o trabalho e a gestão da Universidade são complexos, que a UFC é lugar do contraditório e também "do diálogo e da tolerância", o Reitor falou sobre a greve que ocorre na Instituição, que "tem sido levada de maneira pacifica".

Por fim, disse que os novos servidores iriam passar mais tempo na UFC do que com as respectivas famílias e desejou que todos se integrem à "nova família". Afirmou, ainda, que os recém-empossados agora fazem parte do maior patrimônio da UFC, que é a excelência de seus servidores.

Imagem: Servidor sendo empossado, ao lado do Reitor Henry Campos (Foto: Ribamar Neto)DUAS VEZES – Entre os novos servidores está o Prof. Robério Telmo Campos, que é aposentado da UFC, mas por se achar "muito novo para ficar em casa", submeteu-se ao concurso público e foi aprovado para o mesmo Departamento, o de Economia Agrícola, do Centro de Ciências Agrárias. No inicio deste ano, já havia sido aprovado para a vaga de docente na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Garantiu estar recomeçando com o entusiasmo de um jovem e tem planos: ajudar a implantar o curso de doutorado do Departamento. Veja a lista completa dos novos servidores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7936