Rede Universitária de Telemedicina ganha "CSA – Polycom Customer Success"

Foto da placa recebida pela Rede Rute pelo 1º lugar no prêmio (Imagem: CBTms)A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), composta por 124 unidades em todo o Brasil, entre as quais a Universidade Federal do Ceará, foi a vencedora da terceira edição do prêmio "CSA – Polycom Customer Success Award Brasil 2016". O prêmio, concedido pela empresa Polycom Telecomunicações do Brasil Ltda., tem o objetivo de reconhecer as organizações que melhor aplicam as soluções de vídeo colaboração à sua atuação na sociedade e, com isso, obtêm o ROI (sigla em inglês para retorno sobre investimento) aos seus aportes. Na edição deste ano, concorreram mais de 30 organizações dos mais diferentes segmentos.

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo da rede é apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

A iniciativa provê a infraestrutura de serviços de comunicação, assim como parte dos equipamentos de informática e comunicação para os grupos de pesquisa, promovendo integração e conectividade e disseminando atividades de pesquisa e desenvolvimento das instituições participantes.

SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – No mesmo concurso, o Grupo Especial de Interesse (Special Interest Group – SIG) Saúde da Criança e do Adolescente, estimulado pela Rede Universitária de Telemedicina, recebeu menção honrosa pela aplicação do vídeo colaboração. Esse SIG promove há 10 anos sessões, por videoconferência, para debates de temas relacionados à saúde da criança e do adolescente envolvendo instituições de várias regiões do Brasil.

É coordenado pela Profª Evelyn Eisenstein, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), membro do Departamento de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Profª Suzy Santana Cavalcante, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e pelo Prof. João Amaral, da Universidade Federal do Ceará. Com a participação de mais de 40 instituições universitárias, realizou mais de 100 sessões de videoconferências, das quais a última foi "Desenvolvimento emocional primitivo", com Davy Bogolometz.

Da Faculdade de Medicina da UFC já participaram os professores Márcia Machado, Álvaro Leite, Almir de Castro Neves Filho, Luis Carlos Rey, João Amaral, Sulivan Mota e Lucivan Miranda, com diversos temas voltados à saúde da criança.

Para o Prof. João Amaral, o trabalho que o SIG Saúde da Criança e do Adolescente realiza, desde a sua criação, para a saúde e medicina de crianças e adolescentes brasileiros, ressalta sua atuação colaborativa. O professor considera que é algo além do que a tecnologia concede, pois as crianças e os adolescentes são acolhidos direta e indiretamente por este grupo de interesse. Para ele, a menção honrosa significa um reconhecimento ao trabalho, compromisso e dedicação profissional desde o início da implementação da rede de telemedicina em nosso País.

As videoconferências são realizadas no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da Universidade Federal do Ceará e em núcleos em todo o Brasil, integrando profissionais de diversas instituições em benefício de um objetivo comum. A "pauta" e a "agenda" sobre saúde e medicina de crianças e adolescentes precisam ser prioritárias no Brasil, com mais de 52 milhões de pessoas na faixa etária entre 0-18 anos de idade com muitas necessidades.

Fonte: Prof. João Amaral, do Departamento de Saúde Materno Infantil da UFC – fone: 85 3366 8041