Ciclo natalino do reisado Brincantes Cordão do Caroá continua no dia 24

Imagem: Apresentação do grupoO programa de extensão Brincantes Cordão do Caroá preparou quatro apresentações para o Ciclo Natalino de 2016, nos dias 9, 24 e 26 de dezembro deste ano e no dia 6 de janeiro de 2017, sempre a partir da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica). Os espetáculos são abertos ao público.

O objetivo dos Brincantes é difundir a tradicional brincadeira do reisado no Ceará, na perspectiva de fortalecer o corredor cultural do Benfica através de atividades educativas e comunitárias que propiciam o desenvolvimento das dimensões criativas e o aprimoramento das relações sociais e afetivas. Além disso, a proposta é desenvolver atividades de extensão para o incremento dos vínculos entre a comunidade universitária e o entorno do Campus do Benfica.

O Ciclo Natalino tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Prex), Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Rádio Universitária FM. Confira abaixo o calendário de atividades:

9 de dezembro: o reisado abre suas portas para consagrar e coroar os participantes. Começam o Ciclo Natalino e as preparações para as atividades, edificando-se a memória dos saberes e práticas das culturas populares tradicionais cearenses. Horário e local: 18h, na sede do grupo Brincantes Cordão do Caroá (Av. da Universidade, 2910, Benfica);

24 de dezembro: o reisado marcha à procura da estrela do Oriente, que anuncia o nascimento do menino Jesus. Os reis magos caminham pelas ruas, cantam e louvam o nascimento, acompanhados por brincantes e admiradores da brincadeira que vem, a cada ano, sendo mantida e fortalecida no bairro Benfica. Horário de saída do cortejo: 18h, da sede do grupo Brincantes Cordão do Caroá;

26 de dezembro: o menino Jesus nasceu! O mundo está em festa. Segue o cortejo em grande percurso pelas ruas do Benfica anunciando e louvando o nascimento do menino Deus. Saída: 19h, da sede do reisado Brincantes Cordão do Caroá;

6 de janeiro de 2016: é Dia de Reis! Realiza-se o espetáculo "O apagar das Luzes da Reitoria", com recolhimento de prendas e encerramento do Ciclo Natalino. Nesse momento centenas de pessoas se dirigem aos jardins da Reitoria da UFC para assistir ao espetáculo. Em seguida, o reisado brinca pelas ruas do bairro Benfica com os moradores, numa festa de muitas cores, luzes e bênçãos, saudando o ano que se inicia. Horário: 19h, nos jardins da Reitoria da UFC.

CEARÁ NATAL DE LUZ – O programa de extensão Brincantes Cordão do Caroá foi um dos classificados no Edital Ceará Natal de Luz 2016, da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). O edital visa a fomentar, por meio da concessão de apoio financeiro, a realização de projetos voltados para a produção, a circulação e a difusão das tradições regionais do ciclo natalino. Veja a relação de todos os projetos contemplados pelo edital.

Fonte: Brincantes Cordão do Caroá – fones: 85 98714 7448 (Rafael de Paulo) e 85 98640 0323 (Rodrigo de Paulo) / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.