UFC recebe Seminário Desenvolvimento e Cooperação Internacional em Saúde

Imagem: Arte de divulgação do seminárioCom apoio da Universidade Federal do Ceará, o I Seminário Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde ocorrerá segunda-feira (19), a partir das 14h30min, no auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica). O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos em Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, e tem o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na programação, estão previstos o painel "Desigualdades em saúde e o agente de saúde" e o lançamento do livro Os sanitaristas de Jucás e o agente de saúde, com a presença dos autores, editoras e personagens. As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde também está disponível a programação completa. Os presentes receberão certificado de participação emitido pela Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília.

A mesa, sob coordenação do Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, terá participação, como palestrantes, de José Paranaguá de Santana, coordenador do Nethis/Brasília e ex-assessor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Nkanga Guimarães, consultor independente do Ministério da Saúde de Angola e ex-consultor da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef); e José Agenor Álvares, assessor da Fiocruz Brasília e ex-ministro da Saúde.

"O painel reúne falas sobre política de saúde, em especial o agente comunitário de saúde, a experiência angolana e o depoimento de um ex-ministro sobre os atores e autores na construção da saúde pública", antecipa Paranaguá, um dos autores do livro Os sanitaristas de Jucás e o agente de saúde.

Após as palestras, haverá o lançamento do livro. Na solenidade, falarão os autores José Paranaguá e Janete Castro e os personagens entrevistados, os sanitaristas Antônio Carlile Holanda Lavor e Míria Campos Lavor. O lançamento será coordenado pela editora da publicação, Marize Castro, da editora Una.

Fonte: Cecília Lopes, Nethis/Fiocruz Brasília – fones: 61 3229 4662 e 61 98226 4554