Recital de Corais apresenta hoje (16) repertório natalino e canções da MPB

Imagem: O Recital Natalino de Corais da UFC reunirá os diversos corais em atividade na Universidade (Foto: Viktor Braga/UFC)O Circuito UFC-Arte, evento artístico e cultural promovido pela Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará, realizará nesta sexta-feira (16), a partir das 18h, o Recital Natalino de Corais da UFC 2016. Este ano, o recital acontecerá na Igreja Nossa Senhora dos Remédios (Av. da Universidade, 2210, Benfica), local já consagrado por encontros musicais. O público poderá conferir repertórios da música popular brasileira e canções que fazem alusão ao período natalino.

O Recital Natalino de Corais da UFC reunirá os diversos corais em atividade na Universidade, oportunizando trocas de experiências e formação de plateia para o canto coral em Fortaleza.

Considerando o número expressivo de coros que compõem o campo musical da universidade, frutos ainda do Projeto de Multiplicação de Corais protagonizado pela regente Izaíra Silvino na década de 1980, o recital propõe a celebração da unidade na diversidade através do Coro Universitário, que se formará ao final do evento para cantar uma canção tradicional natalina.

O evento contará com a participação dos seguintes corais: Coral Vozes da Saúde, Coral do Centro de Humanidades (CH), Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e Coral da Universidade Federal do Ceará. Participarão como grupos convidados o coral juvenil Canto da Casa (Casa da Voz  UFC) e o Coral da UFC Geração Gula, reunindo ex-integrantes do Coral da UFC.

A entrada é gratuita e haverá estacionamento no local. O Circuito UFC-Arte tem o apoio do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e é uma realização da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte).

Imagem: A entrada no Recital é gratuita (Foto: Viktor Braga/UFC)PROGRAMAÇÃO:
18h  Aquecimento vocal (Pátio Interno)
18h30min  Apresentação (Templo)
18h32min  Coral Canto da Casa (Regência: Jéssica Carvalho)
18h47min  Coral Vozes da Saúde (Regência: Amanda Jereissati)
19h  Coral do Centro de Humanidades da UFC (Regência: Renan Pablo)
19h15min  Coral da UFC Geração Gula (Regência: Erwin Schrader)
19h30min  Coral do Instituto de Cultura e Arte da UFC (Regência: Rian Rafaiel)
19h45min  Coral da UFC (Regência: Erwin Schrader)
20h  Agradecimentos e certificação dos regentes e corais participantes
20h10min  Coro Universitário.

SOBRE OS CORAIS
Canto da Casa – projeto da Casa da Voz da UFC, que, através da Associação de Amigos do Coral da UFC (ACUFC) e das parcerias firmadas entre Enel Distribuição Ceará e EIM Instalações industriais, objetiva a formação musical de estudantes adolescentes da cidade de Fortaleza, pelo Canto Coral.

Vozes da Saúde – com mais de 25 anos, é vinculado à Secult-Arte e tem como objetivo trabalhar as dificuldades e facilidades de estudantes ou pessoas da comunidade que buscam a arte, além de levar música para dentro do Campus do Porangabuçu, estimulando o lado artístico dos estudantes da área de saúde.

Coral do CH – também vinculado à Secult-Arte, busca ser um campo de formação e de educação musical de seus integrantes, a partir da prática de canto coletivo e de regência compartilhada.

Coral do ICA – formado em meados de 2012, sob coordenação do Prof. Gerardo Viana Júnior, tem como intuito construir um espaço de socialização e de produção musical para os estudantes da Universidade e demais membros da comunidade, através de apresentações artísticas que, em 2016, estiveram focadas no repertório de Dorival Caymmi.

Coral da UFC – teve início no segundo semestre de 1958, três anos após a fundação da própria Universidade, e é conhecido como Madrigal da Universidade do Ceará. Foi fundado pelo Prof. Orlando Vieira Leite. A partir de 1981, sob regência de Izaíra Silvino, o grupo começou um trabalho de aproximação da atividade de canto coral com a cultura popular. Os recitais apresentados pelo Coral da UFC transformaram-se em grandes espetáculos musicais, com um nome próprio sobre um tema elaborado, na maioria das vezes, a partir de questões sociais e regionais. O coral é vinculado à Secult-Arte e ao Curso de Música – Licenciatura do Instituto de Cultura e Arte.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.