Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Universitária FM veicula a radionovela "A mão que balança o bolso"

Imagem: A radionovela é resultado de uma parceria entre a Universitária FM, a Casa de Artes do IFCE e o setor de comunicação do Instituto (Foto: Divulgação)Integrando as comemorações de seus 35 anos, a Rádio Universitária FM (107,9) estreou nesta terça-feira (20), às 7h30min, a radionovela A mão que balança o bolso. Texto do dramaturgo cearense Fernando Lira, a produção conta, em oito capítulos, a história da Família Gaspareto, cujo patriarca, Francisconi Lazaragio Gaspareto, é um mafioso e grande empresário do ramo de pizzarias, com influência no alto escalão do governo. Na trama, a família se envolve em uma série de desventuras que são narradas no estilo de farsa satírica.

Com orientação da atriz Taciana Moura Morais, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e do jornalista Caio Mota, coordenador de programação da Universitária FM, a radionovela começou a ser produzida em setembro deste ano, por meio de uma parceria entre a emissora, a Casa de Artes do IFCE e o setor de comunicação do Instituto Federal. A execução é de Priscylla Pinho e Maruska Ribeiro, e, no elenco, estão alunos do curso de licenciatura em Teatro do IFCE.

Famosas entre as décadas de 1930 e 1950, na Era de Ouro do rádio, as radionovelas foram fundamentais para a configuração da história do rádio brasileiro, estimulando a imaginação de ouvintes e impulsionando uma série de atores que, mais tarde, migrariam para a televisão.

A produção A mão que balança o bolso vai ao ar nos dias 20, 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de dezembro, com primeira veiculação às 7h30min e reprise às 11h30min. A iniciativa tem a proposta de valorizar a memória cultural radiofônica e faz parte da programação especial de fim de ano da emissora. Acesse o site da Universitária FM.

Fonte: Caio Mota, coordenador de programação da Rádio Universitária FM – fone: 85 3366 7471

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300