Nota da Reitoria: O orgulho de servir ao povo cearense há 62 anos

Imagem: Reitoria da UFCCriada em 16 de dezembro de 1954, pela Lei nº 2.373, a Universidade Federal do Ceará vem, há 62 anos, formando gerações de profissionais da mais alta qualificação, gerando e difundindo conhecimentos, preservando e divulgando nossos valores artísticos e culturais. Tamanha foi sua contribuição que, nesse período, tornou-se instituição estratégica para o desenvolvimento do Estado e da região, conquistando, ao mesmo tempo, o respeito e a admiração de todo o povo cearense.

Em anos recentes, quando se lançou em corajoso projeto de expansão, a UFC implantou os campi do Cariri, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús, levando o ensino superior público de qualidade a diferentes regiões do Estado, enquanto expandia a Universidade Virtual, o que possibilitou levar sua ação transformadora a cada um dos 184 municípios cearenses. Prova da excelência desse projeto é que os cursos instalados nas cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte já se emanciparam, constituindo a nova Universidade Federal do Cariri.

Fruto de uma construção coletiva, que se solidifica com o passar dos anos e das sucessivas administrações, a Universidade Federal do Ceará se insere, hoje, em todos os rankings, como uma das 10 melhores instituições universitárias brasileiras, destacando-se por sua contribuição ao ensino, à pesquisa e à extensão. Cada vez maior, sua grande meta é tornar-se cada vez melhor, de modo que aquele imenso contingente de profissionais egressos de seus cursos continue alimentando o orgulho de ter a UFC como seu berço acadêmico.

Prof. Henry de Holanda Campos
Reitor