Centro de Tecnologia promove homenagem a melhores alunos e ex-diretores

Imagem: O Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará promoveu, nessa terça-feira (20), homenagem ao Dia do Engenheiro, Arquiteto e Ex-Aluno do CT (Foto: Viktor Braga/UFC)Como ocorre anualmente, o Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará promoveu, na terça-feira (20), homenagem ao Dia do Engenheiro, Arquiteto e Ex-Aluno do CT. Na comemoração, realizada no Auditório Cândido Pamplona, os melhores alunos do centro receberam diplomas pelo mérito.

Na ocasião, foi condecorado com a Medalha Paulo de Frontin o engenheiro civil e ex-diretor do CT Antônio Nunes de Miranda. Graduado em Engenharia Civil pela UFC (1969), com mestrado em Mecânica dos Solos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Mecânica dos Solos pela Colorado State University, nos Estados Unidos (1988), Miranda participou da criação do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil no Ceará (Inovacon-CE), foi consultor do Ministério da Integração Nacional e dirigiu o CT de 1991 a 1995. "O Brasil vive momentos difíceis; noto certa desesperança... Mas como professor veterano daqui, quero lembrar que já vivemos dias muito mais complicados. O Brasil vai em frente, sim", declarou o homenageado.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

A tarde também celebrou a trajetória do Prof. José de Paula Barros Neto, que teve sua fotografia incluída na galeria de ex-diretores do Centro de Tecnologia. "Realizamos muito no período da nossa gestão, mas quero lembrar que foi um grande trabalho de equipe. Sou grato a todos", disse o Prof. Barros Neto no momento da aposição da nova fotografia na galeria. Ele foi o décimo oitavo gestor do CT, cuja história remonta a 1956 e ao engenheiro agrônomo e professor Prisco Bezerra, primeiro diretor da então Escola de Engenharia.

Imagem: Prof. José de Paula Barros Neto teve sua fotografia incluída na galeria de ex-diretores do Centro de Tecnologia (Foto: Viktor Braga/UFC)O Prof. Barros Neto possui graduação em Engenharia Civil pela UFC (1989), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Fez estágio pós-doutoral na University of Texas at Austin (2016), com apoio da Capes. É professor titular da UFC, presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), diretor-presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF), coordenador geral do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (Gercon) e coordenador técnico do Inovacon-CE.

Prestigiaram as festividades do Centro de Tecnologia o Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; o ex-Reitor e também ex-diretor do CT, Jesualdo Pereira Farias; o atual diretor, Prof. Carlos Almir de Holanda; a vice-diretora, Profª Diana Cristina Silva de Azevedo; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, além de professores, servidores técnico-administrativos e alunos do CT.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331