Mostra UFC de Cinema e Audiovisual leva programação gratuita de filmes ao centro da Capital

Imagem: A mostra é uma realização da Secretaria de Cultura Artística (Imagem: divulgação)A Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da Universidade Federal do Ceará realiza, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), a Mostra UFC de Cinema e Audiovisual.

Com 17 exibições, 15 curtas e dois longas-metragens, o evento traz ao público, de forma gratuita, trabalhos premiados e produções universitárias, além de instalações e intervenções artísticas, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro).

A abertura terá início às 15h do dia 16, no Cineteatro, com a mostra Olhar do Ceará, que trará uma retrospectiva de curtas-metragens premiados nos últimos sete anos do Festival Cine Ceará.

No primeiro dia de programação serão exibidos: Cinemão, de Mozart Freire; Alguns páreos em Palermo, de Gabriel Silveira; Visita ao filho, de Frederico Benevides; Amaral, de Germano de Sousa; Meu amigo mineiro, de Victor Furtado e Gabriel Martins; A Rabeca, de Irene Bandeira; e Jus, de Marcelo Dídimo. Em seguida ocorrerá um debate com os realizadores dos filmes.

Encerrando as exibições da quarta-feira (16), às 18h30min, será exibido o longa-metragem O lugar das perdas, de Israel Branco. Gravado de setembro de 2013 a dezembro de 2014, o documentário explora a questão do lar e seu pertencimento através de relatos de moradores de Fortaleza realocados para conjuntos habitacionais.

No dia 17, a partir das 14h, será realizada a mostra Refluxus/Percursos/Calor Humano, que trará produções em curtas-metragens realizadas por alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC: Cidade postal, de Clara Bastos, Tarcísio Rocha Filho e Victor Costa Lopes; Mixtape Dois Irmãos, de Henrique Gomes e Juliana Siebra; Soube por aí que você anda fazendo cinema, de Luca Salri; Muriel, de Vanessa Cavalcante; Navy, de Delano Soares; De terça pra quarta, de Victor Costa Lopes; Curral, de Hamille Bezerra; e Todas as vezes que te vi, de Camila Osório, George Ulysses, Grenda Costa, Luly Pinheiro, Rafael de Jesus e Saulo Monteiro.

A partir das 18h, serão realizadas três intervenções audiovisuais: A era do fogo, de Marcos Braz, e Brazil on fire, de Renan Oliveira, que acontecem na sala de exibição do Cineteatro São Luiz, e Ceará remix, que poderá ser conferida pela população na Praça do Ferreira.

Logo após, às 18h30min, no Cineteatro, será exibido o longa As hiper mulheres, de Carlos Fausto, Takumã Kuikuro e Leonardo Sette. O documentário relata detalhes de rituais sagrados feitos por mulheres indígenas do Alto Xingu, no Mato Grosso.

Após a exibição haverá debate com a antropóloga, indigenista e professora da  Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Caroline Leal.

O evento é aberto, não precisa de inscrição e contará com emissão de certificado de participação.

MICRO-ÔNIBUS – A Secretaria de Cultura Artística da UFC está disponibilizando um micro-ônibus para os alunos interessados em assistir à Mostra da UFC. O veículo, com capacidade para 27 passageiros, sairá do estacionamento do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici, às 14h, com retorno previsto para 20h30min, nos dois dias do evento.

Mais informações estão na página da Secretaria de Cultura Artística da UFC no Faceboook, pelo telefone (85) 33667831 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831