Com novo formato, Encontros Universitários 2017 recebe inscrições de trabalhos até 4/9

Logomarca dos encontros universitários 2017Estão abertas, até 4 de setembro, as inscrições de resumos e trabalhos para os Encontros Universitários (EU) 2017, da Universidade Federal do Ceará, que ocorrem de 8 a 10 de novembro.

O maior evento de divulgação científica do Ceará traz, nesta edição, uma grande novidade: a realização de sessões transversais, que reúnem trabalhos de diferentes naturezas (extensão, pesquisa, monitoria etc.), mas com um eixo temático em comum.

Arboviroses, cidades inteligentes, comunicação e linguagem, divulgação científica, empreendedorismo e inovação, energias renováveis, inclusão social, internacionalização, nanobiotecnologia, novos materiais, saúde e bem-estar, segurança hídrica e tecnologia da informação. Esses serão os temas das sessões transversais, marcadas pela interdisciplinaridade e pela variedade de abordagens, uma vez que reunirão bolsistas de diferentes pró-reitorias.

No momento da inscrição, o participante poderá indicar a área de conhecimento e o eixo temático no qual seu trabalho se encaixa. A comissão organizadora dos EU 2017 vai analisar as submissões, selecioná-las e, assim, montar as sessões em torno de cada tema, independentemente de o trabalho ser de pesquisa, extensão, estágio etc.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Prof. Antonio Gomes, a ideia é dar visibilidade à produção da UFC em alguns dos temas mais relevantes para o Ceará e o Brasil. Além disso, esse modelo deverá promover maior interação entre os bolsistas, diminuindo a segmentação dos encontros.

A PRPPG adverte, no entanto, que o formato tradicional dos EU, separado por pró-reitoria, secretaria etc., não deixará de existir. Portanto, aqueles que optarem por não inscrever seus trabalhos em áreas temáticas poderão continuar submetendo inscrições nos encontros específicos.

Além disso, a submissão do trabalho pelo estudante em uma área temática específica não significa, necessariamente, que ele será selecionado para compor a sessão, uma vez que a proposta será analisada e selecionada pela comissão organizadora.

Neste ano, os Encontros Universitários são organizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

CERTIFICADOS  – Assim como ocorreu na edição de 2016, os EU 2017 darão certificado a todos os alunos participantes, medida que visa motivar a presença de alunos não bolsistas. Durante o evento, conforme estabelecido em memorando do Gabinete do Reitor e previsto no calendário universitário, não haverá atividade acadêmica, como aulas e avaliações.

ESTÁGIO – Na edição deste ano, pela primeira vez, a Pró-Reitoria de Extensão realizará, paralelamente aos EU 2017, o 1º Encontro de Estágios da UFC. O objetivo é promover a troca de experiências dos alunos de graduação em relação aos estágios, obrigatórios e não obrigatórios, realizados nas diversas empresas e instituições conveniadas. Por meio das apresentações, a comunidade acadêmica poderá conhecer alguns dos programas de estágio existentes, as atividades desenvolvidas e as contribuições para o aprendizado prático dos estudantes. Mais informações estão na página do Encontro de Estágios.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943