I Encontro de Música Instrumental realiza concertos gratuitos até domingo

Imagem de Divulgação do Encontro de Música Instrumental da UFC. Foto: DivulgaçãoComeçou na terça-feira (15) o I Encontro de Música Instrumental da Universidade Federal do Ceará (EMI), evento que reúne todas as áreas de ensino de instrumentos do Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Com mais de 150 inscritos, o encontro irá oferecer oficinas e práticas de conjunto para estudantes e profissionais de música, além de promover apresentações musicais gratuitas.

Confira a programação a seguir:

Na quarta-feira (16), às 18h, no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, na Assembleia Legislativa do Ceará (Rua Barbosa de Freitas, s/n - Dionísio Torres), a abertura oficial do evento será marcada pelo concerto da UFRN Cellos. Criado em 2008, o grupo reúne alunos dos cursos técnico, bacharelado e mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para sua turnê, o grupo preparou a obra original "Divertimento", peça para conjunto de violoncelos do compositor potiguar Mário Tavares. Na ocasião, se apresentam ainda a Camerata de Cordas e a Banda Sinfônica da UFC.

Na quinta-feira (17), às 18h, no anfiteatro do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n) haverá apresentação da Big Band da UFC. Já na sexta-feira (18), na Seara da Ciência, também no Campus do Pici, a partir das 19h,  será a vez de "Maracatus, afoxés, coroações, rezas e outros batuques",  da cantora e compositora Inês Mapurunga, com participação especial do artista Descartes Gadelha e da Profª da UFC, Catherine Furtado.

O fim de semana segue com a boa música instrumental no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema), no sábado (19), às 19h, com a apresentação do Grupo de Violoncelos da UFC. Sob coordenação da Profª Dora Utermohl, o grupo foi criado em 2015 e hoje conta com 22 integrantes. No Dragão, o grupo apresenta o trabalho "Entre Villas e Tons, Caetanear o que há de Bem". No mesmo dia também mostram suas performances ao público o grupo de música de câmara do EMI e o grupo de violões do EMI.

O Encerramento do EMI será no foyer do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro), no domingo (20), às 17h, com grande concerto da Orquestra Jazz Sinfônica do EMI e da Orquestra Sinfônica do EMI. Todas os concertos serão abertos ao público. Mais informações na página do EMI no Facebook.

Fonte: Instituto de Cultura e Arte da UFC - ICA - fone: 85 3366 9223