Turma de 32 alunos da UFC inicia estágio em programa exclusivo da CSP

Imagem: Estudantes posam para foto junto com Reitor Henry Campos (Foto: Viktor Braga)Um grupo de 32 estudantes da Universidade Federal do Ceará, de cursos como Engenharia Metalúrgica, Engenharia Mecânica, Química, Jornalismo, dentre vários outros, foi recebido em clima de festa na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Os jovens foram selecionados para a primeira turma do programa de estágios da empresa, realizado e idealizado, nesta edição inaugural, em parceria exclusiva com a UFC. Mais de 600 universitários cearenses inscreveram-se para a seleção.

A solenidade de boas-vindas foi realizada na quinta-feira (17) na CSP, no município de São Gonçalo do Amarante, com a presença de comitiva da UFC comandada pelo Reitor Henry Campos; do presidente da CSP, Eduardo Parente; do diretor operacional da Companhia, Dong Ho Kim, e do diretor administrativo, Stan Lee.

Veja mais imagens da solenidade no Flickr da UFC
Saiba outros detalhes do evento no Instagram da UFC

“Além dos 32 novos estagiários, vimos que temos aqui mais de 80 ex-alunos da UFC. Muitos ganharam competições internacionais de aço, são pessoas com qualidade diferenciada, que trouxeram muitos resultados muito rapidamente. Ficamos muito impressionados com o que veio. A passagem de vocês por aqui é muito importante. Sejam bem-vindos”, disse o presidente Eduardo Parente.

O Reitor da UFC parabenizou os novos estagiários e discursou em tom de agradecimento à CSP, que é parceira da instituição em várias frentes – dentre elas, no projeto de implantação do futuro Parque Tecnológico da UFC, cujas negociações encontram-se avançadas.

“Vai ser uma grande experiência de vida. Os olhares que vocês poderão ter não só sobre a siderurgia, mas sobre toda a dinâmica e estratégia comercial com outros países, sobre o papel da empresa para a economia do Estado e, principalmente, sobre a responsabilidade social, serão muito importantes. Parabéns pela vitória”, comemorou o Prof. Henry Campos.

Imagem: Estudantes recebem orientação durante estágio na CSP (Foto: Viktor Braga)O ESTÁGIO – O primeiro programa de estágio da CSP foi desenvolvido em parceria com a Agência de Estágios da UFC, coordenada pelo pró-reitor adjunto de Extensão, Prof. Rogério Mâsih – que integrou a comitiva da Universidade e foi congratulado pelos presentes, junto com servidores do setor.

Os estudantes atuarão na Companhia com um contrato de seis meses, renovável por igual período. Para o aluno do sétimo semestre do Curso de Jornalismo Wedson Mesquita, morador de São Gonçalo do Amarante, essa é a oportunidade que ele esperava para trabalhar com o que gosta, dentro de sua cidade. “Eu vi o crescimento do município e sempre quis participar do desenvolvimento da cidade”, afirmou o jovem.

A aluna do último semestre de Engenharia Metalúrgica Larissa Feitosa também comemorou a conquista. “É o sentimento de estar no lugar certo na hora certa. No fim do curso, aos 45 minutos do segundo tempo, conseguir estágio na empresa onde nós, do curso, sempre quisemos trabalhar”, comemorou.

De acordo com o presidente da CSP, a expectativa é de que a segunda turma do programa passe a integrar estudantes de outras instituições de ensino superior.

Imagem: Equipamento da siderúrgica em operação, erguendo placa de aço (Foto: Viktor Braga)A CSP – Após as boas-vindas, a comitiva da UFC e a turma de novos estagiários participaram de um tour pelas principais áreas da Companhia, que é a primeira siderúrgica integrada do Nordeste, uma das maiores do País e uma das mais modernas do Ocidente, produzindo cerca de 3 milhões de toneladas de aço por ano, para países como Itália, Tailândia, Indonésia, dentre outros.

O tour foi acompanhado pelo gerente de desenvolvimento organizacional, remuneração, benefícios e administração de pessoal da CSP, Rodrigo Almeida; pelo coordenador de treinamento e desenvolvimento, Marcelo Bonfim, e pela analista de relações institucionais, Alessandra Romano.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - 85 3366 7331