Pesquisas sobre qualidade do pão e sobre estresse são destaque no Brasil e Malásia

Imagem: O Prof. Rafael Zambelli recebeu o certificado na premiação (Foto: divulgação)O grupo de pesquisa do Laboratório de Tecnologia de Cereais, do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará, obteve premiação de trabalhos em dois eventos: na 8th International Conference on Food Engineering and Biotechnology (8ª Conferência Internacional de Engenharia de Alimentos e Biotecnologia), realizada de 24 a 26 de abril, em Kuala Lumpur, na Malásia; e na 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), ocorrida em Belém (PA), de 8 a 11 de agosto.

Na conferência em Kuala Lampur, o trabalho intitulado "Effect of Açaí powder and Chitosan on bread quality" conquistou o prêmio de melhor apresentação oral no eixo Engenharia de Alimentos.

O trabalho é de autoria do Prof. Rafael Audino Zambelli, coordenador do Laboratório de Tecnologia de Cereais, com a equipe formada pela colaboradora externa da Instituição Bárbara Guerra Rodrigues, pela doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos Luciana Gama de Mendonça e pelo estudante de graduação Samuel Veloso Carneiro.

Apresentado pelo Prof. Rafael Zambelli, o estudo teve como foco pesquisa com o pão processado com açaí em pó e quitosana.

“O estudo teve como objetivo a melhoria da qualidade nutricional dos pães através da inclusão de componentes antioxidantes presentes no açaí e na quitosana, que tem a capacidade de atuar como fibra, sem que houvesse prejuízo à qualidade tecnológica do alimento. A conclusão consistiu na descoberta de que se pode incorporar até 10% de açaí em pó e 0.8% de quitosana sem que haja redução significativa nas propriedades de qualidade dos pães”, resume ele.

Segundo o Prof. Rafael, fomentando o processo de internacionalização da UFC, a premiação nesse congresso na Malásia coloca a Universidade em destaque na ciência e tecnologia de alimentos que é praticada no sudoeste asiático. Ele acrescenta que voltou com “algumas propostas de parceria com a Universidade de Tatung, sediada em Taiwan”.

Foto da doutoranda na frente do pôster do trabalhoESTRESSE – Apresentado oralmente na 74ª SOEA, pela doutoranda Luciana Gama, o trabalho "Avaliação de estresse em discentes de Engenharia da Universidade Federal do Ceará" – produzido em coautoria com o Prof. Rafael Zambelli e as graduandas Evellheyn Rebouças Pontes e Ludmila Gomes Pinheiro – foi selecionado como um dos 24 melhores, dentre os mais de 800 recebidos pelo evento.

O coordenador do laboratório informa que o objetivo da pesquisa foi verificar em que nível de estresse estavam alunos dos cursos de Engenharia ofertados pela UFC. O estudo contemplou quase 300 estudantes.

“Avaliamos alguns aspectos quanto ao nível de estresse em que eles se encontravam, definindo três fases: fase de alerta, fase de resistência e fase de exaustão, esta, a mais preocupante. Constatamos que pelo menos 90% da nossa amostragem apresentava sintomas dentro de alguma faixa de estresse. Entre os que compunham esse percentual, mais de 65% encontravam-se na fase de exaustão, a mais preocupante”, explica o Prof. Rafael Zambelli.

O professor destaca que, após a apresentação desse trabalho, o público demonstrou muito interesse sobre o estudo, e a presidente da comissão de avaliação, parabenizando a pesquisa, “solicitou que o trabalho não parasse apenas nesse diagnóstico, que novos estudos fossem realizados nessa vertente e apresentados na 75ª SOEA, a ser realizada no ano que vem em Maceió, Alagoas”.

Fonte: Prof. Rafael Zambelli, coordenador do Laboratório de Tecnologia de Cereais/CCA – fones: 85 3366 9740 e 3366 9748