Aula Magna com José Murilo de Carvalho dá início às atividades das pós-graduações na UFC

Imagem: Professor José Murilo de Carvalho (Foto: Viktor Braga/UFC)O auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará foi tomado hoje (18) por alunos e professores atentos às reflexões do cientista político e historiador José Murilo de Carvalho, palestrante da Aula Magna da Pós-Graduação UFC 2017.2. O evento foi uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Participaram da mesa de abertura o Reitor Henry Campos, o Vice-Reitor Custódio Almeida, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, e o Diretor da FEAAC, Prof. Augusto Cabral. Em seu discurso o Reitor felicitou a escolha do nome do Prof. José Murilo para a aula magna e destacou a relevância do tema "A crise política atual: uma visão histórica e sociológica".  Aproveitou para esclarecer a comunidade acadêmica sobre a situação da UFC em relação ao custeio.

Veja mais fotos do evento no Flickr da UFC

“A situação da nossa Universidade em relação ao custeio é uma situação de equilíbrio. A situação de ameaça que existe em algumas universidades não se configura aqui. Isso por nós havermos tomado uma série de medidas e por virmos fazendo há algum tempo um trabalho bastante sistemático de racionalização de despesas. O fato é que as atividades essenciais da Universidade estão garantidas, a assistência estudantil, as bolsas, o restaurante universitário. E que não nos impede de nos associarmos às demais universidades na luta em defesa da Educação Pública tão ameaçada nesse momento”, disse o Reitor. Destacou ainda que a Capes tem honrado os compromissos na pós-graduação e lembrou o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Já o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, antes de apresentar o currículo do palestrante, explicou o propósito das Aulas Magnas. “A Aula Magna que temos procurado fazer nos semestres é exatamente nesse sentido de discutir grandes temas com grandes referências, internacionais, da Ciência, para que nos coloquem esse desafio, nesse momento em que iniciamos o semestre, os estudantes que estão ingressando nesse novo nível de estudos. Que sirva para nos inspirar e de alguma forma nos referenciar para que a gente possa fazer o melhor e também para que a gente mire nos grandes desafios e que a nossa contribuição acadêmica seja a mais relevante possível”, explicou.

PALESTRA - José Murilo de Carvalho abriu sua aula falando da honra em ocupar a cadeira da escritora cearense Rachel de Queiroz na Academia Brasileira de Letras (ABL). Explicou que diante de uma plateia tão eclética iria começar com “o chapéu de historiador” e depois passaria para o “chapéu de cientista social”. Em uma primeira parte, ele falou sobre a história das crises políticas e, depois, tratou da sociologia política das crises no Brasil. Trouxe para análise dos fatos históricos, de 1823 até 2016, alguns valores, entre eles a ideia da democracia política, inclusão social e  liberdade. “A meta de direção atual que deveríamos caminhar é essa. Manter a liberdade, promover a igualdade dentro da democracia. Esse é ao meu ver o grande problema do nosso País até hoje”, destacou.

“A essa altura, é um tanto melancólico ver isso no País, sempre fui profundamente envolvido com política. Mas o que eu não queria é realmente terminar isso com essa última frase: “Nós vamos continuar sendo ‘um país do futuro’”, que é a frase do Stefan Zweig. “Parece que virou uma maldição ser país do futuro. Mas, eu creio – obviamente que isso é uma perspectiva limitada, pessoal –, para vocês que estão aí enfrentar essas dificuldades, eu acho que certamente não é uma perspectiva adequada. Há coisas para fazer, a luta tem que ser continuada, tem que continuar tentando”, afirmou.

O evento foi transmitido em tempo real pelo Instituto UFC Virtual para os campi do Interior e para todas as Unidades Acadêmicas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional  – fone: 85 3366 7331