Simulação da ONU, que ocorre em setembro, está com inscrições abertas

Imagem: Cartaz da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) (Imagem: Divulgação)A Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), a maior do gênero realizada no Ceará, está com inscrições abertas no site do evento para estudantes de ensino médio e superior interessados em aperfeiçoar habilidades diplomáticas e de oratória.

A SONU ocorrerá de 20 a 24 de setembro, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e na Universidade de Fortaleza (Unifor). As inscrições ocorrerão até o preenchimento das vagas, cuja quantidade ainda está sendo definida pela comissão organizadora.

A SONU é um programa de extensão da UFC que procura recriar todo o ambiente diplomático de organismos internacionais, principalmente daqueles ligados ao sistema da Organização das Nações Unidas (ONU). Para tornar a experiência ainda mais realista, também são simuladas agências de notícias internacionais, as quais realizam toda a cobertura jornalística da simulação.

Os participantes integram a simulação como delegados, representando o posicionamento de países perante um tema atual predeterminado, ou como repórteres, no caso dos estudantes de Jornalismo.

Neste ano, a participação de estudantes do ensino médio completa 10 anos. Para homenageá-los, será simulada a Conferência para Resolução da Questão de Laos, realizada em 1962, possibilitando aos alunos participar de uma experiência histórica.

Além disso, os secundaristas também poderão se inscrever pela primeira vez no Comitê de Imprensa Internacional, participando da simulação como repórteres, com estudantes de Jornalismo, cobrindo os acontecimentos dos comitês. O outro comitê voltado aos secundaristas é o da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Além desses três comitês, serão simulados mais quatro, voltados para estudantes de ensino superior. Entre eles estão a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Gabinete do Presidente da República Federativa do Brasil, a Corte Interamericana de Direitos Humanos e o III Comitê da Assembléia Geral das Nações Unidas para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários.

A SONU surgiu na Faculdade de Direito da UFC e já existe há 13 anos. Para além de modelos de organismos internacionais, o programa realiza palestras, minicursos, publicações, campanhas solidárias e outras iniciativas ligadas às relações internacionais.

Mais informações podem ser obtidas no site da SONU e na página do evento no Facebook.

Fonte: Secretárias de Comunicação da SONU: Ester Coelho – fone: 85 99814 2440, Isabela Santana – fone: 85 99269 5885  e Suzana Mesquita – fone: 85 9 9940 4987