Inscrições abertas para o Curso Bailando por Hispanoamérica y España

Imagem: Casal dançando música hispânica (Foto: College of DuPage)Estão abertas, até a próxima quinta-feira (24), as inscrições para o curso de extensão Bailando por Hispanoamérica y España, a ser ministrado pela Profª Marta María Rey Blanco, docente leitora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará. A proposta é oferecer aulas teóricas e práticas com a intenção de aproximar os alunos com conhecimentos de espanhol ao amplo mundo musical da América Hispânica e da Espanha.

Para as 50 vagas ofertadas, podem se inscrever estudantes de nível intermediário de língua espanhola que tenham finalizado, no mínimo, o terceiro semestre de um curso do idioma. No ato da inscrição, a pessoa interessada deve comparecer à Secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras (Av. da Universidade, 2683, Benfica, no Bloco da Diretoria) apresentando cópia que comprove o nível de estudo do espanhol. É solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível.

VIAGEM MUSICAL - As aulas já começam no dia 24 e ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 16h às 18h, até 21 de dezembro deste ano, totalizando 30 horas- aula. Para obter certificado, o aluno deve cumprir 75% da carga horária do curso. No programa, os alunos farão uma “viagem”, aprendendo sobre os ritmos, as influências e os instrumentos próprios das músicas do continente hispânico.

O início será pelo universo do México, das rancheras e bamba. O roteiro segue por terras caribenhas com danças tradicionais, como a salsa, a bachata ou o merengue, e modernas, como o reggaeton. Descendo pela América do Sul, os alunos terão contato com o vallenato, a cumbia e músicas andinas. O programa vai para a Argentina, onde os alunos irão entender a origem do tango e do fenômeno linguístico do lunfardo que o acompanha. De lá, a “viagem” segue para a para a Espanha, que possui uma riqueza musical com ritmos para além do flamenco, como a rumba catalã ou a música celta do noroeste.

Fonte: Profª Kátia Cilene David da Silva, do Departamentos de Letras Vernáculas  – fones: 85  3366 7611 e 3366 7612