Filme “Paris,Texas” abre programação do segundo semestre do Cine Freud

Imagem:  Paris, Texas, de Win Wnders, com Nastassja Kinski, abre a programação do semestre 2017.2 do Cine Freud (Foto: Divulgação/Cine Freud)O Cine Freud, Cultura e Arte, projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará, retoma nesta quarta-feira (23) a atividade de exibição de filmes e outras produções audiovisuais, seguida de palestra e debate. O primeiro filme a ser exibido será Paris,Texas, de Win Wenders.

As exibições acontecem sempre a partir das 14h, no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades da UFC – Av. da Universidade, 2683, Benfica), seguidas de palestra. O projeto é aberto à comunidade, com inscrição gratuita, via formulário on-line ou presencial, no local do evento, somente no dia da sessão, a partir das 13h30min. Haverá entrega de declaração de participação e sorteio de livros.

A Programação do Cine Freud 2017.2 contará ainda com três especiais, tendo como objetivo principal a interlocução entre Psicanálise, Cinema e Educação:

– Especial Psicanálise, Educação e Alteridade: Diálogos a partir do Livro Diversidade, Diferença e Deficiência, em parceria com o Projeto de Extensão Pró-Inclusão, da Faculdade de Educação da UFC (FACED/UFC), com a exibição dos filmes Os melhores dias de nossas vidas, Hoje eu quero voltar sozinho, Vermelho como o céu e Como estrelas na terra;
– Especial Karim Aïnouz, que terá a exibição dos filmes do diretor cearense O céu de Suely e Madame Satã;
– Especial George Romero, que abordará os efeitos de segregação do discurso médico em Terra dos Mortos.

Segue a programação do Cine Freud 2017.2:

23 de agosto – Paris, Texas (1984 / Wim Wenders / França e Alemanha / 147 min). Palestrante: Orlando Cruxên.

30 de agosto – Sete Minutos depois da meia-noite (A Monster Calls / 2016 / J. A. Bayona / Espanha, Reino Unido / 108 min). Palestrante: Ronald de Paula Araújo.

6 de setembro – Os melhores dias de nossas vidas (Inside I'm Dancing / 2004 / Damien O'Donnell / Reino Unido / 104 min). Palestrantes: Geny Lustosa e Reginaldo Dias.

13 de setembro – Hoje eu quero voltar sozinho (2014 / Daniel Ribeiro / Brasil / 95 min). Palestrantes: Atílio Bergamini e Dorgival Gonçalves.

20 de setembro – Vermelho como o céu (Rosso Come Il Cielo / 2006 / Cristiano Bortone / Itália / 96 min). Palestrantes: Antônio Secundo, Claudicelio Rodrigues e Gislana Monte Vale.

27 de setembro – Como estrelas na terra (Taare Zameen Par / 2007 / Aamir Khan, Amole Gupte / Índia / 165 min). Palestrantes: Bernadete Porto e Rebeca Escudeiro.

4 de outubro – O Céu de Suely (2006 / Karim Aïnouz / Brasil / 88 min). Palestrante: Ilana Amaral .

11 de outubro – Madame Satã (2002 / Karim Aïnouz / Brasil / 105 min).

25 de outubro – Terra dos Mortos (Land of the Dead / 2005 / George Romero / Estados Unidos, Canadá e França / 97 min). Palestrante: Leonardo Barros.

29 de novembro – Estrada Perdida (Lost Highway / 1998 / David Lynch / Estados Unidos / 135 min). Palestrante: Cibele Vasconcelos.

Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.