Política de governança tem de chegar a todos os segmentos da Universidade, diz Reitor

Imagem: Foto da reunião A política de governança da Universidade Federal do Ceará foi apresentada, na tarde de ontem (21), para assessores das diversas unidades administrativas da Instituição, com o objetivo de cada vez mais difundir suas metas, que são, como dito na portaria que a criou, "implantar uma gestão moderna, transparente e participativa, capaz de assegurar o cumprimento eficaz das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)". O Reitor Henry de Holanda Campos ressaltou a necessidade de fazer reuniões com os diversos segmentos da Universidade para disseminar a cultura da governança em todos os níveis.

A titular da Secretaria de Governança, Profª Ruth Carvalho de Santana Pinho, fez uma leitura resumida da portaria que criou a política de governança para os participantes do encontro, observando que o termo governança pode parecer novo, “mas existe desde a década de 1980”. Na UFC, a política de governança será regida por cinco princípios, entre os quais: desenvolvimento da liderança por meio da identificação das competências em todos os níveis da administração; integridade como base nas atitudes visando à probidade na gestão dos recursos públicos e das atividades institucionais; compromisso ético na definição de estratégias e na execução de ações para aplicação de recursos públicos.

As práticas de governança definidas na política abrangerão as atividades-meio e as atividades-fim da Universidade. O monitoramento dessas práticas será exercido com base nos indicadores e metas estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

REUNIÕES – A partir do dia 3 de outubro, as reuniões em torno do PDI, do qual a política de governança é um dos pilares, serão semanais, informou o Prof. Augusto Teixeira Albuquerque, Pró-Reitor adjunto de Planejamento e Administração.

Segundo o Prof. Augusto Albuquerque, está prevista para o dia 12 de dezembro uma apresentação do PDI para a sociedade. O professor explicou que para esse encontro serão convocados agentes públicos e da iniciativa privada, inclusive o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

O Comitê de Governança, empossado em 14 de junho deste ano, é formado por órgãos de apoio e assessoramento e câmaras de atividades-meio e atividades-fim.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e  3366 7938