Departamento de Tecnologia de Alimentos recebe visita do SindiAlimentos

Imagem: Pessoas visitando o labortário do Departamento de Tecnologia de Alimentos (Foto: Viktor Braga)O Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da Universidade Federal do Ceará recebeu, na tarde desta terça-feira (22), visita de representantes e associados do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Ceará (SindiAlimentos). O objetivo do encontro foi apresentar os produtos e laboratórios dos cursos de graduação e pós-graduação do DTA aos visitantes.

O evento foi resultado de articulações do diretor da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisa (ASTEF), Prof. José de Paula Barros Neto, que proferiu palestra sobre a fundação ao fim das atividades, e do titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT), Prof. Rodrigo Porto, com o presidente do SindiAlimentos, André Siqueira.

Para a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Profª Lucicléia de Vasconcelos Torres, o encontro foi uma oportunidade de realizar aproximação entre indústria e academia, algo que ela julga necessário para o momento atual do país. “A indústria precisa de inovação e pessoas qualificadas, e nós temos tudo isso para oferecer”, defendeu a professora durante o evento.

Entendendo a parceria como um “casamento”, a coordenadora espera que novos produtos e melhorias de processos já existentes sejam lançados no mercado a partir das conversas com os empresários. “Todo mundo ganha: o consumidor, a indústria e a Universidade”, acredita.

Imagem: Integrantes do Departamento de Tecnologia de Alimentos em pé, posando para foto (Foto: Viktor Braga)A chefe do DTA, Juliane Gasparin Carvalho, também presente na visita, lembra que esse é o departamento com o maior número de produções de patentes da UFC, mas ainda há dificuldades, sobretudo financeiras, na realização de pesquisas. “Precisamos fazer um elo com a indústria também para angariar fundos para as pesquisas. Somos um departamento que tem a inovação como algo presente, mas está cada vez mais difícil fazer pesquisa”, opina.

André Siqueira acredita que o encontro é não apenas um modo de identificar oportunidades nas tecnologias desenvolvidas nos laboratórios, mas também uma maneira de os pesquisadores conhecerem as necessidades das indústrias. “É um momento importante para que vejam o que os empresários têm de demanda, para a qual a solução pode ser desenvolvida aqui na Universidade”, diz.

Além da apresentação dos laboratórios, os visitantes também puderam fazer a degustação de alimentos produzidos nas pesquisas do DTA, como geleias de tomate e morango, pães com beterraba e doces de rapadura e coco.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331